Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 07/11/2014 | 19h10

Financiamento ganha mais importância na compra de usados

Pesquisa do MercadoLivre aponta os fatores cruciais para aquisição

REDAÇÃO AB

As condições de financiamento estão entre os fatores que mais cresceram em influência na hora da compra de carros usados, segundo aponta a mais recente pesquisa anual do MercadoLivre Classificados, realizada desta vez com 4.181 usuários do site entre setembro e outubro deste ano. Há quatro anos, quando o mesmo levantamento foi realizado pela primeira vez, a preocupação em como financiar o bem aparecia em sexto lugar como fator mais importante para adquirir um veículo, enquanto hoje aparece em terceiro, atrás de estado de conservação (1º) e preço (2º). A disponibilidade de peças, quilometragem rodada e a marca estão em quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente.

A pesquisa também volta a constatar a tendência crescente entre os brasileiros de utilizar cada vez mais a internet durante o processo de escolha de um automóvel. Antes de comprar o carro, 97% dos entrevistados recorrem à internet para comparar preços e pesquisar marcas e modelos. A rede também é usada por 81% dos pesquisados para buscar concessionárias, e 76% disseram procurar na web pessoas que estejam vendendo um carro seminovo ou usado.

O levantamento mostra ainda que a intenção de compra de veículos continua alta no País: 62% dos que responderam à pesquisa do MercadoLivre gostariam de trocar de carro ou comprar um novo no período de um ano, sendo que 37% pretendem financiar o pagamento e 35% querem utilizar o veículo usado que possui na negociação. Do total de pesquisados, 70% utilizam o automóvel principalmente para trabalhar.

Com 11,5% das menções, a BMW foi eleita a marca dos sonhos dos pesquisados pelo MercadoLivre, desbancando a Chevrolet, vencedora da pesquisa nos três anos anteriores. A marca da GM ficou em segundo lugar, com 9% dos votos, seguida pela Toyota, com 7%. Logo atrás, empatadas em quarto lugar, estão Land Rover e Volkswagen, com 6,5% das escolhas. Em quinto aparece a Hyundai, com 6%. De acordo com a pesquisa, história da marca, design e desempenho do motor são os principais fatores que levaram à escolha.



Tags: Mercado, pesquisa, financiamento, MercadoLivre.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência