Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
MAN lança micro-ônibus VW com piso baixo
MAN mira tendência de alta no segmento urbano com micro-ônibus de piso baixo

Lançamentos | 05/11/2014 | 22h26

MAN lança micro-ônibus VW com piso baixo

Inspirado no Caminho da Escola, chassi VW 9.160 foca acessibilidade

SUELI REIS, AB | Do Rio de Janeiro

Sob o apelo da acessibilidade, a MAN Latin America, que detém a marca de ônibus Volkswagen, lança sua mais recente inovação no segmento de micro-ônibus, com o chassi VW 9.160 OD com piso baixo, o primeiro da categoria nesta configuração e equipado com suspensão pneumática. A estreia foi feita pela montadora durante a 10ª Fetransrio, feira do transporte, realizada de 5 a 7 de novembro no Rio de Janeiro, onde mostrou suas novidades para o mundo dos ônibus.

Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing, e pós-vendas da MAN Latin America, conta que o desenvolvimento do produto com piso baixo foi inspirado no programa do governo Caminho da Escola, que subsidia veículos com condições diferenciadas para que municípios de áreas rurais possam oferecer o transporte escolar do ensino fundamental em locais mais afastados. “A tendência é de que este modelo de incentivo migre naturalmente para aplicações urbanas, também no transporte escolar, além de linhas alimentadoras e distribuidoras. Nossa flexibilidade permite atender a demanda de acordo com a necessidade”, afirma.

A MAN, por meio de sua marca Volkswagen, também apresenta outras novidades na Fetransrio, como Volksbus 9.160 OD, chassi de 9 toneladas agora com opção de entre-eixo de 4,5 metros, o que permite capacidade para carroceria de até 32 passageiros, o Volksbus 15.190 OD, o primeiro ônibus de 15 toneladas com entre-eixo de 4,3 metros, dimensão ideal para aplicação denominada “micrão”, com carroceria de até 9,6 metros, além de opção com transmissão automatizada V-Tronic. Também fazem parte da gama o novo VW 17.230 OD com suspensão pneumática integral, o Volksbus 18.280 Low Entry com transmissão automática Voith Diwa 5.

“Colocando todas as nossas novidades para os clientes, temos fechado importantes lotes de vendas em todo o País, como entregas já realizadas em Salvador e Brasília, além de nossa liderança no Caminho da Escola”, disse Alouche.

O executivo explica que com os lançamentos, a empresa reforça sua meta agressiva de crescer no mercado nacional com meta de aumentar em 1 ponto porcentual sua participação em todos os segmentos em que atua no ano que vem. Atualmente, a MAN/Volkswagen mantém a liderança do mercado de fretamento, com 60% de share, 30% no urbano, incluindo o Caminho da Escola, de 18% a 22% no mercado de mirco-ônibus e 7% no rodoviário, onde a empresa enxerga seu maior potencial de crescimento, justamente pela menor participação. Apesar disso, acredita que o maior crescimento do setor de chassi virá do segmento urbano, também impulsionado, entre outros fatores, pela nova licitação do Caminho da Escola, que em sua 6ª fase, solicitou 6 mil unidades, dos quais 2,5 mil Volkbus a ser entregues ao longo de 2015.

“Acredito que já neste lote teremos um volume grande do modelo de piso baixo, porque o programa vai começar a cobrir a área urbana também. Já no rodoviário, com a nova regulamentação de concessões aprovada pela ANTT, o segmento deve ter um acréscimo de 15 mil unidades nos próximos três anos”, revelou.



Tags: Ônibus, chassi, MAN Latin America, micro-ônibus, piso baixo, Ricardo Alouche.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência