Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 05/11/2014 | 15h36

Meritor mostra solução para caminhões 6x4

Eixos têm recursos capazes de tornar o veículo 4x2 quando vazio

REDAÇÃO AB

A Meritor mostra ao mercado uma nova solução destinada a caminhões 6x4. Trata-se dos eixos traçados tandem (ainda sem nome comercial definido) com capacidade de carga de 57 a 100 toneladas, que permitem ao motorista controlar a distribuição da tração entre o eixo anterior e o posterior, dependendo da condição de operação, com ou sem carga.

Para as ocasiões em que o veículo estiver vazio, como caminhões-tanque e graneleiros em rota de retorno, é possível utilizar um sistema divisor de torque que elimina a transferência de tração para o eixo posterior, com a possibilidade de suspendê-lo por bolsões pneumáticos, transformando o veículo de 6x4 para 4x2.

Isso é possível pelo uso de um sistema inteligente de controle de tração, em que o mecanismo só é utilizado quando necessário. A inovação possibilita economia de combustível, pneus, freios e contribui para o aumento da durabilidade dos componentes internos do diferencial (pinhão, coroa, rolamentos e até lubrificante), reduzindo os custos de manutenção e o nível de emissões.

“Considerando apenas a redução de consumo de combustível, podemos dizer que a economia gerada por essa tecnologia pode variar de 3% a 6%”, afirma o engenheiro-chefe da Meritor, Arnaldo Camarão.

O produto ainda está em desenvolvimento e foi mostrado recentemente na 65ª Feira Internacional de Veículos Comerciais IAA, em Hannover. A ideia é que esteja no mercado em dois anos, porém a Meritor já está em contato com montadoras para customização e adequação do produto às necessidades de cada veículo e aplicação.



Tags: Meritor, eixo traçado tandem, carga, graneleiro, 6x4, 4x2, IAA, Hannover.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência