Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Transportes | 03/11/2014 | 10h34

Volvo testará ônibus elétrico híbrido em Curitiba

Modelo vai integrar projeto de mobilidade elétrica da montadora

REDAÇÃO AB

A Volvo assinou com a Prefeitura de Curitiba um memorando de entendimento para a realização de testes com um ônibus elétrico híbrido articulado e de um estudo da viabilidade da adoção do veículo no sistema de transporte da cidade. O coletivo será desenvolvido pela Volvo para atender a uma demanda da capital paranaense por veículos com baixas emissões de poluentes e alta capacidade de transporte.

Segundo a Volvo, o veículo vai integrar o City Mobility, projeto mundial de mobilidade elétrica da Volvo Bus. O início dos testes está previsto para o primeiro semestre de 2016. “Curitiba será a primeira cidade no Brasil a testar o ônibus elétrico híbrido”, afirma o vice-presidente executivo de Business Areas da Volvo, Hakan Karlsson.

Na América Latina, o projeto também está previsto em 2015 para Santiago, no Chile, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O veículo a ser desenvolvido para Curitiba vai operar 70% no modo elétrico e 30% no modo híbrido. Ele tem tecnologia plug-in, que permite recargas rápidas da bateria nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.

“Estamos customizando um projeto global da Volvo Bus para Curitiba. O modelo articulado será desenvolvido para atender a necessidade de transporte da cidade, de ônibus de alta capacidade para circular nos corredores do BRT (Bus Rapid Transit)”, afirma o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta. O modelo convencional do elétrico híbrido foi lançado em outubro deste ano em Hannover, Alemanha, na feira internacional de veículos comerciais IAA.



Tags: Volvo, ônibus elétrico híbrido, City Mobility, Hakan Karlsson, Carlos Pimenta.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência