Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 31/10/2014 | 18h09

Fábrica brasileira da MAN em Resende completa 18 anos

Unidade monta caminhões e ônibus Volkswagen e mais recentemente da MAN

REDAÇÃO AB

No sábado, 1º de novembro, a MAN Latin America comemora os 18 anos de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Resende (RJ). Inaugurada em 1996, a planta que começou fabricando um caminhão por dia, contabiliza hoje 680 mil unidades produzidas e a geração de 5 mil vagas de trabalho, o que a torna a maior empregadora privada do sul fluminense. Desde sua fundação até 2017, a empresa terá investido R$ 4 bilhões nas instalações e produtos das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e mais recentemente da MAN.

“Na esteira de nosso desenvolvimento e consolidação em Resende, servimos de âncora para atrair diversas empresas, como montadoras e fornecedores. Atingimos a considerada maioridade, ao chegarmos aos 18 anos, em plena maturidade de nossa operação com um relacionamento muito próximo e benefício à população de Resende e região”, observa o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes.

Construída inicialmente com uma área de 90 mil metros quadrados, a fábrica da MAN passou por algumas ampliações, não só para atender a demanda – a marca mantém-se líder de vendas de caminhões no Brasil - , mas para alcançar a capacidade atual de produzir as 106 variações possíveis de seus modelos, entre caminhões e ônibus, também exportados para outros mercados. Considerando fábrica, centro logístico, parque de fornecedores e centro de modificações, o complexo dobrou sua área total construída, para 180 mil metros quadrados. Há pouco mais de dois anos, a unidade ganhou mais uma linha de montagem, dedicada atualmente para a fabricação do primeiro caminhão da marca MAN vendido e produzido no Brasil, o TGX (leia aqui).

Seu modelo de produção, denominado consórcio modular, também contribuiu para a ampliação da unidade. No ano passado foram mais 20 mil metros com a chegada das instalações de Meritor e Suspensys, responsáveis pela montagem de eixos e suspensão. Além delas, outras empresas montam e entregam localmente seus conjuntos completos e peças: Maxion (montagem do chassi), Remon (rodas e pneus), Powertrain (motores), AKC Aethra (armação da cabine), Carese (pintura) e Continental (acabamento da cabine), com controle de qualidade de produto a cargo da MAN Latin America.



Tags: MAN Latin America, fábrica, Resende, caminhões, ônibus, Volkswagen.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência