Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 29/10/2014 | 11h34

IPT lança novo programa de apoio tecnológico

Objetivo é elevar a competitividade de empresas nos mercados interno e externo

REDAÇÃO AB

Acordo para apoio tecnológico às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), com recursos de R$ 10 milhões, foi firmado entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. A iniciativa viabilizará 700 atendimentos às empresas nos próximos cinco anos, visando a impulsionar a competitividade nos mercados interno e externo com o aperfeiçoamento de produtos e processos.

Mari Katayama, diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT (NT-PME), que será responsável pelo atendimento às companhias, explica que um problema atual é o despreparo de algumas MPMEs para cumprir as exigências técnicas de grandes clientes, como os da indústria automobilística e do setor de petróleo e gás. Ela lembra que na concorrência externa as dificuldades se ampliam, uma vez que é necessário conhecer previamente os regulamentos técnicos do mercado alvo, adequando os produtos antes de iniciar a comercialização.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Nelson Baeta Neves Filho, assegura que a iniciativa vai estimular o crescimento das MPMEs: "O projeto promoverá a competitividade das empresas e a melhoria do ambiente de negócios, com o aprimoramento da qualidade dos produtos e dos processos operacionais, além de possibilitar a conquista de novos clientes e mercados com a adequação aos padrões nacionais e internacionais.”

As empresas interessadas devem entrar em contato diretamente com Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT, pelos telefones 11 3767-4204/3767-4471 ou pelo e-mail ntmpe@ipt.br.

MODALIDADES DE ATENDIMENTO

PRUMO (Projeto de Unidades Móveis) – As unidades são equipadas com aparelhos laboratoriais portáteis. Os técnicos visitam a empresas para diagnosticar problemas tecnológicos. São propostas correções e modificações, para resultados imediatos de aumento da qualidade de produtos e índices de produtividade.

PROGEX – Oferece apoio às empresas para adequação técnica de produtos para exportação, conforme as necessidades de determinado mercado. Inclui: atendimento às normas técnicas, design de produtos e embalagens; pré-qualificação e qualificação de produtos para obtenção e selos e marcações internacionais como a CE.

GESPRO – A assistência visa à melhoria do processo produtivo, por meio de técnicas de gestão. Contempla atividades relacionadas à redução de custos, cumprimento de prazos de entrega, balanceamento da produção.

QUALIMINT – Apoio às empresas nacionais para competir no mercado interno, frente a produtos importados. Geralmente são atendidos setores como petróleo e gás e indústria automobilística.

PROLIMP – Ações para adoção de tecnologias mais limpas ou melhorias de processos existentes, visando à redução de energia, água e outros insumos, além de reduzir rejeitos de produção.



Tags: IPT, tecnologia, competitividade, pequenas empresas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência