Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 22/10/2014 | 15h34

Cummins nacionalizará motores para Foton

Propulsor ISF 3.8 será fabricado em Guarulhos em 2015 e ISF 2.8, em 2016

REDAÇÃO AB

A fabricante de motores diesel Cummins anuncia que a partir de 2015 fabricará no Brasil o propulsor ISF 3.8, equipado com tecnologia de pós-tratamento SCR, em sua unidade de Guarulhos (SP), para equipar o primeiro caminhão da Foton a ser montado no País a partir de 2016, na planta que está sendo erguida em Guaíba (RS). Um protótipo do veículo de 10 toneladas de peso bruto total (PBT) foi um dos modelos apresentados pela montadora às autoridades do governo do estado neste mês (leia aqui).

Em 2016, será a vez do motor ISF 2.8 com tecnologia de recirculação de gás EGR a ser introduzido na unidade brasileira da Cummins também como parte do plano de fornecimento para a Foton, para um caminhão de 3,5 toneladas, que fará parte da gama da montadora que prevê montar no País veículos de até 24 toneladas de PBT, que também serão equipados com o propulsor ISF 3.8 da Cummins.

Em nota, a Cummins informa sua satisfação na participação no índice de localização do caminhão de 10 toneladas da Foton, cujos planos apontam para índice acima de 65% de seu conteúdo nacional, equiparando a montadora aos requisitos do Inovar-Auto e tornando o veículo apto para ser financiado pelo programa de crédito Finame, do BNDES.

Além da Cummins, a Foton confirmou contratos de fornecimento com Continental (tacógrafo); Vidroforte (vidros da cabine); ZF e Sachs (transmissão e embreagem); Dana, Knorr Bremse e Frum (componentes para eixos); Monroe e Rassini (itens da suspensão); Maxion (chassis e rodas); Pirelli (pneus); Voss e Brunning (itens de frenagem); Bepo e Indebras (sistema de combustível); Heliar (bateria); Schwaben (engenharia) e Mobil (fluidos em geral, como óleo do motor e dos freios). Para itens como chicotes, suportes, parafusos e outras peças estão em fase de negociação com empresas fabricantes no Rio Grande do Sul.



Tags: Cummins, motores, nacionalização, Foton, caminhões, EGR, SCR.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência