Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing | 21/10/2014 | 17h40

Porsche traz 919 Hybrid e 918 Spyder para Salão

Marca quer mostrar alto desempenho aliado a baixos índices de emissões

REDAÇÃO AB

A Porsche promete levar ao Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que recebe o público entre 30 de outubro e 9 de novembro, seus dois carros mais avançados: o 919 Hybrid de corrida e o superesportivo híbrido 918 Spyder.

O 918 Spyder, de dois lugares, carroceria aberta e chassi totalmente construído em fibra de carbono, é equipado com motor V8 de 4,6 litros com 608 cavalos de potência e dois motores elétricos (um dianteiro e um traseiro) capazes de entregar 286 cavalos. Trabalhando em conjunto, eles podem desenvolver até 887 cavalos de potência e levar o carro a até 345 km/h. O modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos.

Apesar de o alto desempenho, o consumo do 918 Spyder é baixo: entre 32 e 33 km/l, segundo a Porsche. No modo puramente elétrico, sua autonomia varia de 16 a 31 km (dependendo das condições de tráfego e do modo com que é dirigido) e pode chegar a 150 km/h.

Um comutador giratório localizado no volante permite escolher entre cinco modos de propulsão para o 918 Spyder: E-Power (tração puramente elétrica), Hybrid (motores elétricos auxiliados pelo propulsor a combustão), Sport Hybrid (motor a combustão em funcionamento permanente), Race Hybrid (motor a combustão em funcionamento permanente e motores elétricos programados para entregar potência máxima) e Hot Lap (para máximo desempenho).

O 919 Hybrid, por sua vez, é o mais complexo carro de competição já concebido pela Porsche. É equipado com motor a combustão de 2 litros, 4 cilindros e turbocompressor. Segundo a fabricante alemã, este motor, capaz de gerar cerca de 500 cavalos de potência, envia tração ao eixo traseiro. Ao mesmo tempo, um sistema recupera energia do fluxo dos gases de escape e outro resgata a energia gerada durante a frenagem no eixo dianteiro. A energia resgatada por estes dois sistemas é armazenada em uma bateria e pode ser recuperada pelo piloto, que passa assim a contar com uma potência adicional de centenas de cavalos enviadas para o eixo dianteiro. Dessa forma, a tração passa a estar presente nas quatro rodas.

“Esses dois modelos demonstram toda a capacidade tecnológica da Porsche para criar modelos capazes de aliar alto desempenho, máxima eficiência energética e baixos índices de emissões”, comenta Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil.

OUTROS MODELOS

A Porsche aproveita a mostra internacional para apresentar o novo Cayenne em versão turbo, que começa a ser vendido a partir de 2015, e o SUV compacto Macan nas duas versões comercializadas no Brasil (S e Turbo).

A dianteira do novo Cayenne concentra a maioria das mudanças no modelo. As formas são totalmente novas nas entradas de ar, capô e, principalmente, nos faróis, que passam a ter LEDs de quatro pontos. A traseira também foi aperfeiçoada em vários itens: lanternas, nicho para a placa, maçaneta do porta-malas e saídas de escapamento. No interior, destacam-se o novo volante esportivo multifuncional com shift paddles, inspirado no do 918 Spyder.

A versão exposta será a top de linha Cayenne Turbo, com motor V8 de 4,8 litros e 527 cavalos. Além dela, virão para o Brasil o Cayenne S, que passa a ter um novo motor V6 biturbo de 3,6 litros com 425 cavalos, e, mediante encomenda, o novo Cayenne S E-Hybrid, que combina motor V6 de 3 litros supercomprimido e motor elétrico. A potência combinada é de 421 cavalos e o consumo de combustível é de 29,4 km/l, com possibilidade de autonomia de 18 a 36 km no modo puramente elétrico. Todas as versões utilizam transmissão Tiptronic S com shift paddles.

O Macan estará representado pelas duas versões comercializadas no Brasil, ambas com motor V6 biturbo. Na versão S, o motor tem 3 litros e 340 cavalos; na Turbo, 3,6 litros e 400 cavalos de potência.



Tags: Porsche, Salão Internacional do Automóvel, São Paulo, 919 Hybrid, 918 Spyder.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência