Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 16/10/2014 | 18h25

Grupo Caoa investe R$ 30 milhões em tecnologia da informação

Sistema SAP vai controlar importação e produção de carros

REDAÇÃO AB

Com investimento de R$ 30 milhões nos próximos dois anos na área de tecnologia da informação para apoiar a expansão dos negócios, o Grupo Caoa informa que começa em novembro a instalação do sistema SAP para aprimorar controles e integrar a gestão de diversas áreas. Dessa forma, ficarão interligados com comunicação constante os departamentos de compras, finanças, logística, recursos humanos e vendas, bem como os processos que envolvem a importação e produção de veículos na fábrica da Caoa Montadora em Anápolis (GO).

A implantação do novo sistema de informática é parte das profundas mudanças pelas quais o grupo vem passando recentemente, com profissionalização da gestão. “A Caoa está passando por importantes transformações, com o objetivo de preparar a empresa para enfrentar os desafios pelos quais o setor automotivo deve passar nos próximos anos”, observa em comunicado o presidente do Grupo Caoa, Antonio Maciel Neto. “Esse é um projeto que vai modificar e aperfeiçoar todos os nossos processos, além de nortear a condução do plano de crescimento da empresa”, acrescenta.

O projeto completo de implementação do novo sistema ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou “planejamento de recursos do negócio”) será feito em duas etapas e deve ser finalizado em até três anos. “Esta é uma parceria de longo prazo e a implantação do SAP no suporte das operações das áreas de negócios da montadora vai trazer muito mais controle, visão integrada dos processos e agilidade”, comenta Sérgio Rodrigues, diretor financeiro do grupo.

Segundo o executivo, entre os benefícios da utilização do sistema SAP estão aumento da produtividade, maior controle de processos e o consequente aprimoramento da governança corporativa, devido à utilização de melhores práticas de qualidade e de segurança da informação.

“Temos certeza que ajudaremos o Grupo Caoa a caminhar a passos largos nesse processo de expansão de seus negócios. A SAP tem grande experiência com empresas do setor automotivo em todo o mundo”, diz Paulo Zirnberger, vice-presidente de vendas para indústrias estratégicas da SAP Brasil.



Tags: Caoa, SAP, investimento, tecnologia da informação, TI.

Comentários

  • Carlos Andrade

    Olá Algumas considerações sobre o sistema SAP. Em todas as empresas que utilizam este sistema houve com toda a certeza um expressivo aumento de custos, principalmente em relação aos profissionais envolvidos na manutenção do sistema TI, e também os funcionais que deverão ter forte treinamento que é muito caro, por ser muito difícil a compreensão conceitual do sistema SAP X localização Brasil. Acrescento também que tudo é muito caro para se manter em funcionamento o sistema, tenho convicção que este sistema é mais adequado em multinacionais que tem filiais espalhadas pelo mundo onde os custos operacionais do sistema são diluídos, tenho convicção que os profissionais que trabalham nas áreas envolvidas hoje não dominarão por completo o conceito do sistema. Boa sorte

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência