Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 15/10/2014 | 18h15

Vendas seguem estagnadas em outubro

Média de emplacamentos segue baixa em 10 dias úteis do mês

PEDRO KUTNEY, AB

O mercado de veículos leves seguiu estagnado na primeira metade de outubro. Segundo dados do Renavam repassados a Automotive Business pela consultoria Carcon, nos primeiros 10 dias úteis do mês (até terça-feira, 14), foram emplacados no País 123,5 mil automóveis e comerciais leves, anotando leve alta de 0,5% sobre idêntico período de setembro. Contudo, a média de licenciamentos diários segue em queda, em 12.350 por dia útil, abaixo dos 12.841 registrados no mês passado, comprovando a dificuldade de decolagem dos negócios.

“Como este mês temos um dia útil a mais do que setembro (23 contra 22), nossa estimativa é que os emplacamentos de veículos leves cheguem a 295 mil unidades”, calcula Julian Semple, consultor da Carcon. Caso esta projeção seja confirmada, significará aumento de 4,4% sobre setembro. Mas trata-se de crescimento insignificante, lastreado puramente em um dia a mais de emplacamentos. Com 23 dias úteis, outubro deve fechar com média diária de 12.826, ou quase a mesma coisa do que os 12.841 verificados no mês passado.

A comparação com 2013 continua a apontar quedas significativas, de 5,8% quando se compara este mês com os 313,5 mil veículos leves vendidos em outubro do ano passado, e o tombo avança para 8,5% em relação ao acumulado de 10 meses. De janeiro a outubro os emplacamentos devem atingir cerca de3 2,7 milhões de unidades, contra 2,95 milhões no mesmo período de 2013.

“Mesmo assim vemos uma pequena melhora, visto que até agosto o acumulado do ano mostrava queda de 9,5% e em setembro este porcentual baixou para 8,8%”, lembra Semple.



Tags: Mercado, outubro 2014, projeção, Carcon, emplacamentos, quinzena, Renavam.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência