Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 09/10/2014 | 17h06

Mais países exigem programa de estabilidade como item de série

Com produção local, Bosch vê tendência crescente do uso também no Brasil

REDAÇÃO AB

O programa eletrônico de estabilidade, mais conhecido pela sigla ESP, desenvolvido pela Bosch, se tornou importante ferramenta para reforçar os sistemas de segurança de um veículo, por ser capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo, freando as rodas, de forma autônoma, e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade, mantendo a estabilidade em situações como curvas em alta velocidade ou desvio de emergência. Produzido desde 1995, estima-se que em todo o mundo, algo como 55% dos automóveis novos e veículos comerciais leves estão equipados com o ESP.

Segundo a fabricante, esse sistema pode evitar até 80% dos acidentes causados por derrapagens. O reconhecimento de sua eficiência na manutenção de uma condução mais segura tem aumentado o número de países que exigem o ESP como item de série nos veículos.

Caso da Europa, onde todos os veículos deverão sair de fábrica com o programa a partir de novembro deste ano. A homologação do sistema para modelos ocorre por lá desde 2011. Nos Estados Unidos, o ESP é obrigatório em todos os veículos de até 4,5 toneladas métricas. e regulamentações semelhantes entrarão em vigor nos próximos anos na Austrália, Japão, Coreia do Sul e Rússia. Na China, aproximadamente 20% dos automóveis novos saem da linha de produção já equipados com o sistema.

“No Brasil, temos observado nos últimos anos um aumento de veículos novos equipados com ESP, alguns veículos de entrada já contam com o sistema e acreditamos que essa será uma tendência crescente”, destaca Alexandre Pagotto, especialista em marketing da divisão Chassis System Control da Bosch.

O sistema, que atualmente é fabricado na Alemanha, França, Estados Unidos, Japão, China e índia, também passou a ser produzido este ano no Brasil (leia aqui).



Tags: Bosch, programa eletrônico de estabilidade, segurança, item de série.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência