Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Como a Hyundai ganhou a Copa
Pagliarini: aproveitamento integral como patrocinador oficial da Fifa

Marketing | 29/09/2014 | 22h00

Como a Hyundai ganhou a Copa

Ações durante evento renderam crescimento das vendas no Brasil

PEDRO KUTNEY, AB

Se a seleção brasileira de futebol decepcionou, a Hyundai tirou o máximo proveito como um dos patrocinadores oficiais da Fifa na Copa do Mundo do Brasil. “Já tínhamos uma imagem premium e um produto bem-sucedido (o HB20, o primeiro carro da marca coreana produzido no País). O que fizemos foi intensificar ações para aumentar a exposição e nossas vendas.Aproveitamos um alinhamento de astros que não se repetiria mais”, explicou Cássio Pagliarini, diretor de marketing da Hyundai Motors Brasil, durante sua apresentação no II Fórum de Marketing Automotivo, realizado por Automotive Business esta segunda-feira, 29, em São Paulo.

Pagliarini conta que a Hyundai usou a maioria dos veículos disponíveis, incluindo muita mídia digital, para promover esse “alinhamento astrológico” favorável. O envolvimento com a Copa do Brasil rendeu dois anos de ações comerciais, período praticamente casado com o lançamento da família completa do HB 20 no País, que tornou-se um sucesso instantâneo de vendas.

Uma das principais ações casadas com a Copa foi a criação da Hexagarantia. “A seleção brasileira era pentacampeã e a Hyundai já dava cinco anos de garantia em seus veículos. Com a Copa vimos a oportunidade de estender a garantia para seis anos, o mesmo número que o Brasil buscava na competição”, diz Pagliarini. Mas não foi só. A marca coreana também cedeu 1.040 carros para a organização do evento, agendou 15 mil test drives em 16 dias, juntou 5 milhões de pessoas em seu Social Fan Park na internet, gerou mais de 190 mil interações em redes sociais, o número de fãs no Facebook saltou de 2 milhões para 3 milhões e 28 milhões de espectadores viram alguns dos vídeos postados no Youtube.

“O maior resultado foi que enquanto as vendas gerais do mercado brasileiro recuaram 7,2% até aquele mês (julho), as nossas cresceram 5,9%. Calculamos que com as promoções todas vendemos 8 mil carros a mais no período da Copa”, destaca Pagliarini. “Terminamos o evento como uma das marcas mais desejadas do Brasil”, resume.



Tags: Marketing Automotivo, II Fórum, Automotive Business, Hyundai, redes sociais, mercado, marca, propaganda, Copa do Mundo.

Comentários

  • Edgard

    Ok., bonito discurso ! Resta agora saber quanto vai custar para a marca bancar a garantia de 6 anos para estes veiculos vendidos.

  • Júlian Cassimiro

    A Coreana soube com entrar e se estabelecer no Brasil. Sua estratégia de propagação da Marca foi iniciada com glamour pela CAOA com altos investimentos em ações de marketing desde aquele tempo e continuada com o sucesso do HB20 (também um dos motivos da separação de produtos). Vejo com admiração e respeito o trabalho de marketing em toda a Equipe Hyundai Brasil. Eles têm feito bem desde as redes sociais até o PDV. Quanto aos custos? Esses são facilmente compensados com uma boa entrada de caixa....(8 mil veículos extras é um bom número) Parabéns Hyundai! Lição para quem quer aprender!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência