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Renault colhe frutos nas redes sociais
Hohmann: primeira loja é a internet

Marketing | 29/09/2014 | 21h20

Renault colhe frutos nas redes sociais

Montadora explora o relacionamento na internet para fortalecer a marca

PEDRO KUTNEY, AB

“Somos um povo social e gostamos de carro.” Assim Bruno Hohmann, diretor de marketing da Renault do Brasil, explica a decisão da montadora de fortalecer sua presença nas redes sociais da web. Ele lembrou que existem 107,7 milhões de internautas brasileiros e o País tem a segunda maior presença e redes de diversos tipos, como Facebook, Youtube e Twitter. “Fomos a primeira montadora, em 2012, a abrir um canal de atendimento nas redes sociais, mantemos uma equipe especializada e bem treinada para lidar com esse consumidor e responder todas as suas perguntas de forma rápida e precisa”, destacou o executivo durante sua apresentação no II Fórum de Marketing Automotivo, realizado por Automotive Business esta segunda-feira, 29, em São Paulo, como foco na era digital.

Segundo Hohmann, cada visita ao site ou aos espaços nas redes sociais mantidos pela Renault é considerada como uma ida do consumidor à concessionária da marca. “É o nosso maior showroom. A Renault mantém (no Brasil) seu maior perfil no Twitter e a maior página no Facebook, com 3 milhões de fãs, já tivemos 7 milhões de espectadores no Youtube. Nossa experiência aqui virou benchmark (modelo) para a empresa no mundo”, destaca. “Antes uma média de quatro lojas eram visitada antes da decisão de compra de um carro. Hoje a primeira loja é a internet e as visitas físicas caíram para cerca de três concessionárias”, completa.

Hohmann explica que a ansiedade dos clientes nas redes sociais não para de crescer: pesquisas apontam que no Brasil 62% querem uma resposta em no máximo quatro horas, enquanto em mercados maduros esse porcentual cai para 42%. Assim a web transformou-se no Serviço de Atendimento ao Consumidor de segunda geração, o SAC 2.0, mas também é uma fonte de atração de consumidores nada desprezível. “Nossos levantamentos apontam que 8% dos visitantes se convertem em clientes potenciais, gerando informações que valem ouro”, diz o diretor.

A Renault contratou uma agência especializada para gerir essa relação e gerar uma experiência positiva com a marca. Além disso, as informações e questões colocadas pelos internautas podem acabar nos computadores da engenharia de produto, para provocar mudanças e desenvolvimentos pedidos pelos consumidores.



Tags: Marketing Automotivo, II Fórum, Automotive Business, Renault, redes sociais, mercado, marca.

Comentários

  • Renato Pereira da Silva

    Parabéns a Renault do BRASIL,realmente uma idéia brilhande na conquista de novos potenciais consumidores assim como dando a respostas a todos, uma iniciativa que merece aplausos

  • FABIO FRAHM

    Estão de parabéns a RENAULT e o Bruno Hohmann pelo uso e incentivo deste importante canal de aproximação com o Cliente que são as redes sociais atualmente, facilitando a tomada de decisões para compra ou aprimoramento dos produtos, através de criticas e sugestões.

  • Nakamura

    Comprei carro Renault Sandero zero em Abril de 2017, após mil 1.000 km o carro motor 3 cilindro já está com vazamento de óleo no motor. Hoje 15/06/2017, semana de feriado estou em casa sem poder viajar porque o carro está na oficina mais de uma semana sem solução. Sem poder viajar estou buscando na Internet noticia sobre vazamento de óleo do Sandero e encontrei a noticia vinculada aqui, não parece a mesma empresa.

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