Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 24/09/2014 | 20h40

MAN anuncia seu maior negócio do ano durante IAA

Vendeu 750 chassis Volksbus para transporte público de Salvador (BA)

REDAÇÃO AB

Em sua sétima participação consecutiva no IAA Nutzfahzeuge, o maior salão mundial do segmento de veículos comerciais, em Hannover, na Alemanha, a MAN Latin America anunciou seu maior negócio no ano de 2014 e o segundo maior em toda a sua história. A empresa acaba de vencer licitação para fornecimento de 750 chassis Volksbus em Salvador (BA). Com isso, passa a responder por mais de 90% da renovação do transporte público da capital baiana.

Os chassis de ônibus, adquiridos por seis grupos atuantes no transporte de passageiros da cidade - entre eles, o Grupo Evangelista, a BTU, a Vitral, a União e a Ondina - são do modelo Volksbus 17.230 V-Tronic, equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros, com dois estágios de sobrealimentação e sistema de injeção Common Rail.

“Os clientes soteropolitanos testaram nossos ônibus automatizados por quase um ano até fecharem essa licitação. O atendimento dedicado aos clientes de ônibus de nossa rede de concessionárias e o baixo consumo de combustível foram pontos decisivos para esse importante negócio. Segundo os clientes, a economia pode chegar a R$ 3 milhões por ano”, comentou Roberto Cortes durante o IAA.

VENDAS DE CAMINHÕES

Em caminhões, a empresa, que tem quase 27% de participação de mercado, já sente os bons resultados do programa de renovação de frota do Estado do Rio de Janeiro. A montadora vendeu mais de 300 caminhões da marca Volkswagen através do programa e acaba de vender à empresa WMS World Marine Service o primeiro caminhão MAN TGX “Made in Brazil” pela iniciativa.

“Itens como robustez e credibilidade da marca MAN me chamaram a atenção e a oportunidade de adquirir pelo programa foi ideal para nossa necessidade. A idade média da frota nacional é bastante alta ainda e incentivos como este refletem a preocupação com a melhoria no transporte brasileiro”, afirma Paulo Bachur, que é sócio-gerente da WMS e também representante do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga). Desde abril de 2012, quando foram lançados, já foram vendidas mais de 2 mil unidades dos modelos TGX “Made in Brazil”.

VENDAS NA AMÉRICA LATINA

A MAN Latin America aproveitou o IAA para anunciar também negócios firmados na América Latina. Na Bolívia, a montadora fará a entrega de 60 ônibus às autoridades de transporte da cidade de El Alto. O lote é de chassis Volksbus 18.320 equipados com motor traseiro. A MAN foi a única vencedora nesse processo, anunciado recentemente pelo governo local.

A MAN Latin America também acaba de entregar 46 novos ônibus equipados com chassis Volkswagen à cidade de Guayaquil, no Equador. Os modelos Volksbus 17.210 OD e 17.230 EOD vão compor, pela primeira vez, a frota da cooperativa José Joaquin de Olmedo. O primeiro lote de 16 unidades já está em circulação por Guayaquil, atendendo à população ao norte da cidade, em Puente Lucia, em rota que termina em Atarazana. Trinta novos ônibus vão ser entregues até o fim deste mês e vão circular pelos distritos de Orquídeas e Samborondón.

Além das vendas de ônibus Volkswagen, o mercado peruano vai receber, nos próximos dias, 18 caminhões MAN TGS. Seis unidades já têm destino certo para operar em clientes com aplicações diversas, que vão desde o transporte de minérios e cargas ao segmento de construção civil. Os demais veículos chegarão para atender à demanda crescente pelo produto no mercado nos próximos meses.

No México, a MAN Truck & Bus comemora dez anos de operação e mais de 12 mil veículos MAN e Volkswagen vendidos. A montadora aproveitou o momento histórico para lançar a linha de caminhões Delivery Euro 5. Os modelos VW 8.160 e 9.160 chegam com grande expectativa ao mercado local: a meta é crescer 30% no segmento de leves, o qual responde por mais de 2.700 unidades comercializadas por ano no México. Os veículos vêm com o moderno Cummins ISF Euro 5.

Outra novidade no México é que a fábrica passa a ser mais uma unidade exportadora da empresa na América Latina, aproveitando acordos comerciais com outros países. O primeiro destino da exportação mexicana será a Colômbia, que receberá 50 Volksbus 10.160 para atender ao Grupo Express. Os veículos Euro 5 se antecipam à legislação local de emissões, atualmente Euro 4, e devem chegar ao mercado colombiano a partir de novembro de 2014.

Até 2016, a MAN planeja investir mais de R$ 45 milhões em infraestrutura e lançamentos de produtos no México. No mercado de caminhões, a estimativa é crescer 50%, e no segmento de transporte de passageiros, 58%, bem como, produzir mais de 2.500 unidades, o que representa incremento superior a 150%.



Tags: MAN Latin America, IAA, ônibus, vendas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência