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24/09/2014 | 15h35

Sustentabilidade

Goodyear produzirá sílica a partir das cinzas de casca de arroz

Derivado mostrou impacto igual ao de fontes tradicionais


REDAÇÃO AB

A Goodyear anuncia que utilizará cinzas da queima da casca de arroz para produzir sílica, componente utilizado na fabricação de pneus que, ao ser misturado com a borracha nas bandas de rodagem, aumenta a resistência da banda ao mesmo tempo em que reduz sua resistência à rolagem. O componente também pode ter impacto positivo na tração do pneu em superfícies molhadas.

Concebida no Centro de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos, os testes com a sílica derivada da cinza da casca do arroz nos últimos dois anos comprovaram que seu impacto sobre o desempenho dos pneus é igual ao das fontes tradicionais. A Goodyear informa que já está em processo de negociação com fornecedores para a compra das cinzas da casca de arroz para utilizá-las em seus pneus.

“O uso da cinza de arroz dará à Goodyear uma fonte alternativa de sílica com custo menor, ajudando também a reduzir a quantidade de resíduos de arroz que é enviada para os aterros. Esta é uma vitória para a Goodyear, para nossos clientes e para o meio ambiente”, disse Joseph Zekoski, diretor técnico interino da Goodyear.

O executivo afirma que a o resultado faz parte dos esforços da fabricante focados em tornar seus pneus mais ecológicos, a partir de seus materiais, desempenho e processo de produção.

“Por exemplo, continuamos a explorar formas de aumentar a eficiência de combustível dos pneus. Nós nos esforçamos para ajudar os consumidores a manter seus pneus operando de forma otimizada, por meio de inovações, como a tecnologia de manutenção de ar (AMT, na sigla em inglês). E analisamos os recursos renováveis, incluindo óleo de soja, para substituir os materiais à base de petróleo nos pneus”, destacou.

Cerca de 700 milhões de toneladas de arroz são colhidas por ano em todo o mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, sendo o descarte da casca um desafio ambiental. Muitas vezes, elas são queimadas para gerar eletricidade e reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros.

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