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Indústria | 23/09/2014 | 17h51

Cummins fará turbos Holset HE 200 WG no País

Nacionalização atende necessidades decorrentes do Inovar-Auto

REDAÇÃO AB

A Cummins Turbo Technologies (CTT) vai nacionalizar a linha Holset HE 200 WG, desenvolvida por causa da tendência de downsizing para motores de dois a cinco litros (2.0 a 5.0), incluindo os Cummins Série F. O início da produção dos turbos está alinhado com a estratégia da empresa, que também começa a partir de 2015 a nacionalização do motor ISF 3.8L e, em 2016, a versão 2.8L.

“O aumento da demanda e o alinhamento às regras dos programas Inovar-Auto e Finame foram os fatores determinantes da Cummins Turbo Technologies para o início da produção local”, diz Wallace Faria, gerente de suprimentos da CTT. “Também temos em vista a oportunidade de negócios com novos OEMs e de novos projetos com a própria Cummins”, afirma.

De acordo com Marcelo Giannini, supervisor de vendas da CTT, as tecnologias de produção disponíveis na fábrica em Guarulhos (SP) permitiram ajustes mínimos para o início da fabricação local da Série HE 200. “Foram feitas apenas algumas adaptações, com ferramental simples e poucas alterações na linha”, diz.

Com tecnologia Wastegate, a linha HE 200 é voltada para o segmento de comerciais leves e traz modernizações para acompanhar a tendência de uso de motores menores e mais eficientes. Hoje, a linha de turbos que para a Série F traz melhor eficiência dos estágios, redução de atrito interno e diminuição do consumo de combustível.



Tags: Cummins, downsizing, Inovar-Auto, Finame, CTT, OEM, Marcelo Giannini, Wastegate.

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