Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 16/09/2014 | 21h50

Mercedes define início da produção de carros

Fábrica de Iracemápolis começa a operar em janeiro de 2016

MÁRIO CURCIO, AB | De Iracemápolis (SP)

Sobre este terreno em fase de terraplenagem na imagem ao lado, a Mercedes-Benz erguerá sua nova fábrica de automóveis no País, na cidade de Iracemápolis. “A produção começa em janeiro de 2016”, afirmou o diretor-geral da divisão de automóveis, Dimitris Psillakis, durante o lançamento do utilitário esportivo GLA (veja aqui). Ele recorda que um dos motivos para a escolha da cidade foi o fato de 50% do mercado de automóveis Mercedes-Benz estar no Estado de São Paulo.

O executivo acredita que esse prazo se manterá, ainda que a atual retração de mercado persista em 2015. A unidade montará os modelos GLA e Classe C a partir de componentes importados e locais. A Mercedes-Benz ainda estuda as regras do Inovar-Auto para a nacionalização no caso de indústrias com produção até 35 mil unidades anuais de automóveis de luxo.

“A carroceria será soldada aqui, mas as peças de aço estampado virão da Alemanha. Seria preciso um volume muito grande para fazê-las aqui”, diz Psillakis. Antes do início da produção local, a Mercedes-Benz começará a utilizar um galpão em Iracemápolis, onde os GLA que chegarem montados da fábrica alemã de Rastatt receberão alguns selos, a inspeção final e serão ativados antes da distribuição pelo País.

A futura fábrica será erguida a partir de um investimento de cerca de R$ 500 milhões. O terreno tem 2.465.100 metros quadrados. “Vamos gerar cerca de mil novos empregos.” Segundo o executivo, uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da região vai capacitar a futura mão de obra. Embora Iracemápolis seja pequena (tem cerca de 25 mil habitantes), está próxima de municípios maiores e industrializados, como Piracicaba e Rio Claro, e a nova fábrica tende a atrair gente destas e de outras cidades próximas.



Tags: Mercedes, Mercedes-Benz, Iracemápolis, Dimitris Psillakis, GLA, Classe C, Senai, Inovar-Auto.

Comentários

  • Luis Fernando

    Com certeza a nova planta da Mercedes-Benz é muito aguardada por muitas pessoas, por conta dos produtos e também pelos empregos. A dúvida que fica é, se a intenção é começar a produção em janeiro de 2016, já não deviam estar começando as contratações? Até agora, não encontrei nenhuma informação concreta a respeito.

  • Edvandro

    Luis, sei que seu comentário já é um pouco antigo, mas também estou procurando uma maneira de enviar currículo para a empresa Mercedes... Já conseguiu alguma coisa ? Ouvi dizer que RHLIMEIRA , tem algumas informações ... Se encontrar alguma informação me avise

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência