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Autopeças | 10/09/2014 | 15h00

ZF produz novo câmbio automático de 8 velocidades

Em segunda geração, transmissão já é utilizada no BMW Série 5

REDAÇÃO AB

A ZF está produzindo desde o início do segundo semestre deste ano nova geração da transmissão automática modular de oito velocidades que pode ser associada a motores menores e que permite economia até 3% maior de consumo de combustível.

Segundo a fabricante, a segunda geração da 8HP oferece torques de arraste mais baixos e maior escalonamento graças à absorção de vibração de torção mais aperfeiçoada. A transmissão está sendo inserida gradualmente em novos modelos de automóveis de diversos fabricantes em todo o mundo (em sua primeira geração, já é usada em mais de mil aplicações). Um dos carros que já contam com o novo câmbio é BMW 520d, da Série 5.

"Nosso tradicional cliente BMW está demonstrando de forma notável como fabricar veículos mais eficientes e dinâmicos”, diz em nota Jürgen Greiner, responsável pelo desenvolvimento de transmissão para veículos de passeio da ZF Friedrichshafen AG. "Estamos muito satisfeitos em termos um cliente premium que acredita na segunda geração de nossas pioneiras transmissões automáticas de 8 velocidades. Por meio de muito desenvolvimento, fizemos a 8HP de uma forma ainda mais significativa e eficiente, pois comparada à sua geração anterior ela oferece até 3% a mais de eficiência em desempenho”, completa Greiner.

AVANÇOS

A ZF conta que a nova transmissão 8HP combina diversos avanços técnicos para atender requisitos das novas tecnologias presentes nos motores modernos sem perder torque e desempenho. Uma das tendências observada nos propulsores é a diminuição de tamanho para reduzir os níveis de emissões, o que significa na prática motores turbos com menos cilindros e menor taxa de rotação.

A redução das velocidades exige transmissões com um escalonamento maior e por esta razão a ZF aumentou a da 8HP de 7.0 para 7.8, por meio da aplicação de novos conjuntos de engrenagens redesenhados. "Somente esta medida reduz a velocidade das engrenagens em, aproximadamente, 50 rotações por minuto, diminuindo assim o consumo de combustível em quase 1%", explica Jürgen Greiner. Além disso, os responsáveis pelo desenvolvimento da nova geração da 8HP obtiveram sucesso, mais uma vez, ao reduzir as perdas internas da transmissão. Este fator é assegurado principalmente pela nova separação multidisco: Molas adicionais integradas no conjunto de embreagem multidiscos dos elementos de engate de marchas asseguram que a fricção permaneça quase sempre completamente aberta e, consequentemente, causando menos arraste. “Comparada à sua primeira versão, reduzimos as perdas de potência em cerca de 2/3”, enfatiza Greiner.

Enquanto isso, uma função inovadora minimiza os torques crescentes. “A embreagem agora fica completamente aberta durante a desaceleração, e quando o veículo está parado não é mais necessário ‘frear’ contra o motor”, explica Greiner. Outro efeito positivo é que a bomba de óleo da transmissão automática ZF trabalha com uma pressão de sistema que foi reduzida de 5 para 3,5 bar, e como resultado há um menor requerimento de energia.

A ZF diz que todas as transmissões automáticas 8HP apresentam amortecedores de vibração de torção extremamente avançados, que impedem a propagação por todo o trem de força. Outra vantagem deste novo câmbio é que foi aperfeiçoado para atuar com a função start-stop, que liga e desliga o carro automaticamente. Greiner explica que agora, ao parar com o veículo, o motor desliga imediatamente - ao contrário do tempo de 1,5 segundo que levava anteriormente.



Tags: ZF, transmissão automática, BMW, Série 5, câmbio.

Comentários

  • fernando simao

    Orgulho de trabalhar na ZF!

  • Tutomu Shoji

    Sou afccionado por novas tecnologias veicular,principalmente transmissões. Em ordem,qual as transmissões mais eficientes? Automatizada;DSG;CVT normal;CVTcom marchas pré estabelecidas;toroidal;power- shif;tiptronic?

  • Joao Carlos

    Alguem sabe qual oleo é utilizado neste cambio?

  • Fabricio

    O óleo utilizado nas transmissões automaticas ZF para linha leve é o ZF Fluidguard 8.

  • jorge

    ainda prefiro transmissoes de dupla embreagem, como DSG e PDK. sao muito mais rapidas, quase instantaneas.

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