Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Moura fornecerá para a Fiat de Goiana
Parque industrial da Moura fica em Belo Jardim (PE)

Negócios | 09/09/2014 | 18h20

Moura fornecerá para a Fiat de Goiana

Fábrica de acumuladores já homologou itens compatíveis com Start-Stop

MÁRIO CURCIO, AB

A Moura já tem baterias homologadas para aplicação com o sistema start-stop, segundo o supervisor de engenharia Carlos Vidal. De acordo com o executivo, a fabricante de acumuladores de Belo Jardim fornecerá baterias apropriadas ao sistema para a futura fábrica da Fiat em Goiana, também no Estado de Pernambuco, de onde sairá o Jeep Renegade.

Outras montadoras vão lançar carros com a tecnologia nas próximas semanas: “Acredito que no Salão (do Automóvel) ou novembro”, afirma Vidal. Sobre as características das baterias apropriadas ao start-stop, ele diz: “Nesse tipo de aplicação tende a ocorrer maior sulfatação nas placas negativas. Assim, essas placas recebem como principal aditivo o negro de fumo, mas pode haver aplicação de nanotubos de carbono ou grafite, por exemplo.”

De acordo com Vidal, essas baterias não são necessariamente maiores que as convencionais. Vale dizer que para o Uno 2015 dotado de start-stop a fornecedora da bateria é a Heliar.

NOVA FÁBRICA MOURA PARA 2015

A Moura está concluindo também em Novo Jardim uma fábrica de 23 mil metros quadrados onde serão feitas baterias industriais e de motocicletas. “A produção tem início no ano que vem”, conclui Vidal. A empresa começou a vender acumuladores para moto em 2012, importadas do Vietnã. Naquele ano, a produção local dos itens para motocicleta estava prevista para 2014 (veja aqui).



Tags: Moura, baterias, acumuladores, Carlos Vidal, Fiat, Goiana, sulfatação, negro de fumo, nanotubos, grafite, Jeep, Renegade, Heliar.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência