Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 09/09/2014 | 16h37

Mini: produção alcança 3 milhões de unidades

Em 13 anos, montagem diária do carrinho inglês saltou de 300 para mil

REDAÇÃO AB

Treze anos depois do relançamento, o Mini atinge a marca de 3 milhões de unidades. O carro é feito na unidade de Oxford, no Reino Unido. Nesse período, 2 milhões de unidades foram exportados para mais de 110 países. O carro comemorativo é uma versão esportiva de cinco portas.

O Mini é trazido pelo Grupo BMW há pouco mais de cinco anos e ultrapassou a marca de 10 mil unidades no País. Em junho, dois meses após o lançamento mundial, o Brasil já recebia a terceira geração do modelo (veja aqui). Para 2014, o grupo prevê 2,8 mil unidades vendidas, o que representará uma alta de quase 30% sobre 2013.

A planta de Oxford monta atualmente os Mini de três e cinco portas com carroceria fechada, além das versões conversível, roadster e cupê. Em 2001, com um único turno e 2,4 mil funcionários, a unidade produzia cerca de 300 carros por dia. Hoje são 4 mil colaboradores, três turnos e cerca de mil unidades diárias.

Atualmente, 80% dos carros são enviados ao exterior, o que faz da Mini a terceira maior exportadora de automóveis do Reino Unido. Além da fábrica de Oxford, participam da produção do modelo as unidades de Swindon (estamparia) e Hams Hall, perto de Birmingham (motores).

O Grupo BMW já investiu cerca de £ 1,75 bilhão em suas fábricas britânicas desde 2000. Somente na produção do Mini o aporte foi de £ 750 milhões entre 2012 e 2015.



Tags: Mini, Oxford, cupê, conversível, roadster, BMW, estamparia, Swindon, Hams Hall.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência