Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 01/09/2014 | 15h25

Volkswagen rastreia peças em fábrica de motores

Sistema identifica cada componente dos modelos 1.0 e 1.6 da família EA 211

REDAÇÃO AB

A fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP) adotou um novo modo de identificação para as autopeças envolvidas na produção da nova geração de motores 1.0 e 1.6 da família EA 211, que equipa os modelos Up!, Fox BleuMotion e Highline, Gol Rallye e Saveiro Cross. O sistema permite identificar, separadamente, cada componente, desde sua fabricação até o produto final, com numeral de identificação, data e horário da produção, linha na qual foi produzida e seu fornecedor.

“A rastreabilidade dos componentes traz ainda mais qualidade ao processo produtivo e para os nossos motores, pois nos permite acompanhar de forma ágil e bastante acessível o histórico de cada peça e do produto final”, diz Andreas Hemmann, gerente executivo da unidade.

Cada componente recebe uma gravação a laser por meio da tecnologia Data Matrix Code (DMC), feita em forma de códigos. Os componentes são enviados pelos fornecedores já com a gravação. Peças como o bloco de motor e o cabeçote de cilindros recebem o código a laser na própria fábrica, na última etapa da linha de usinagem, antes que as peças sejam enviadas à linha de montagem. Também passam por este processo o virabrequim, bomba de água, bomba de óleo, biela e vareta de óleo.

No caso do bloco do motor e o cabeçote de cilindros, o processo de usinagem traz ainda um sistema particular de rastreabilidade por meio dos TAGs, identificadores que armazenam os dados, que acompanha todo o processo de fabricação. Este conjunto de informações é armazenado num banco de dados e é acessível em qualquer momento da montagem, a partir do número de DMC da peça.

A família EA 211 com motores de três cilindros começou a ser produzida no Brasil em 2013, a partir de investimento de R$ 335 milhões e estreou no novo Fox BlueMotion (leia aqui).



Tags: Volkswagen, motores, EA 211, Up!, Fox BlueMotion, Fox Highline, Gol Rallye, Saveiro Cross.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência