Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 22/08/2014 | 10h39

GM quer 968 em layoff na fábrica de São José

Metalúrgicos votam na terça, 26, o plano proposto pela montadora

MÁRIO CURCIO, AB

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) e Região fará na terça-feira, 26, uma assembleia com os trabalhadores da General Motors para votação sobre o plano de suspensão temporária dos contratos de trabalho, layoff, apresentado pela montadora. Em carta enviada ao sindicato, a GM informou que pretende incluir 968 trabalhadores no layoff por um período de cinco meses, com garantia de que não haverá demissão pelos cinco meses seguintes.

Embora defina o número total de pessoas atingidas, a montadora não informa em qual ou quais setores eles estarão distribuídos. A General Motors de São José dos Campos produz as picapes S10, o utilitário esportivo, kits para exportação e componentes que abastecem outras fábricas. A proposta da montadora será submetida à assembleia, na fábrica, pelo Sindicato, para que os próprios trabalhadores decidam se aceitam ou não o layoff.

Os trabalhadores da GM de São José dos Campos vivem duas expectativas bastante diferentes, esta pela suspensão dos contratos de trabalho de quase mil pessoas e também a do direcionamento de parte dos R$ 6,5 bilhões anunciados recentemente pala CEO Mundial da companhia, Mary Barra (veja aqui). Eles cobram a promessa feita pela montadora em 2013 de investimento de R$ 2,5 bilhões para a produção local de um novo modelo até 2017 e a geração de 2,5 mil novos empregos. Entre 2012 e 2013, a GM demitiu cerca de 2,3 mil trabalhadores como consequência do fechamento do setor onde eram montados Corsa, Zafira, Meriva e Classic.

Em março deste ano a unidade de São José dos Campos, situada no Vale do Paraíba, completou 55 anos. No início, produzia apenas grandes motores de seis cilindros a gasolina, que equipavam caminhões e veículos utilitários. Segundo a fabricante, dali já saíram cerca de 5,6 milhões de veículos.



Tags: GM, General Motors, metalúrgicos, sindicato, layoff, Mary Barra.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência