Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 21/08/2014 | 14h50

Volvo inaugura centro para criação de sistemas de segurança

Construído com R$ 164 mi, AstaZero poderá ser usado por qualquer fabricante

REDAÇÃO AB

A Volvo Cars está cada vez mais próxima de atingir o objetivo, estabelecido para 2020, de que nenhuma pessoa seja morta ou ferida dentro ou por novo carro da marca. A empresa inaugura no oeste da Suécia, próximo à sua sede, o campo de provas AstaZero, que será o primeiro do mundo especializado no desenvolvimento de soluções futuras de segurança de trânsito.

Fruto de um investimento de aproximadamente R$ 164 milhões (500 milhões de coroas suecas), o AstaZero poderá ser usado por qualquer fabricante de veículos, de autopeças, agentes rodoviários, universitários, além de institutos técnicos de todo o mundo. A Volvo conta que um dos maiores trunfos desta instalação é a sua flexibilidade, com uma estrutura que permite a construção de ambientes únicos e personalizados. Pether Wallin, CEO do centro AstaZero, explica: "Você pode simular no AstaZero todos os tipos de cenários de tráfego do mundo real. Na maioria dos campos de provas, as opções são mais limitadas."

O centro pode realizar uma ampla gama de teste, simulando situações encontradas em ruas movimentadas da cidade ou em autoestradas com várias faixas e cruzamentos. Essas condições, muito próximas das reais, são cruciais para estudar como os carros interagem com diversos obstáculos em movimento, como outros carros, pedestres, bicicletas, ciclomotores, motocicletas, caminhões, ônibus e até mesmo com animais que aparecem repentinamente. Em certos estudos, por exemplo os que envolvem situações de tráfego complexas e altas velocidades, em vez de motoristas, os robôs irão operar os veículos de teste.

"Os testes de segurança em circunstâncias realistas é um pré-requisito para o desenvolvimento de nossos sistemas de segurança ativa", explica Anders Axelson, do centro de segurança da Volvo. "A instalação vai desempenhar vários papéis importantes: não só vai nos ajudar a cumprir o nosso objetivo de segurança, desenvolvendo carros que não falhem, mas também nos ajudará a desenvolver ainda mais sistemas de segurança que evitem o contato do carro com outros veículos, pedestres, ciclistas ou qualquer obstáculo.”

Em parceria com universidades e a indústria automotiva, a Volvo Cars pretende realizar diversos projetos de P&D&I. O centro também desenvolverá novas tecnologias para direção autônoma, além de sistemas avançados que ajudem a evitar acidentes por causa de fadiga ou falta de atenção do condutor.

O executivo Axelson está confiante de que a meta estabelecida para 2020 é cada vez mais tangível. “A Volvo está na vanguarda da segurança ativa. Com o centro AstaZero, temos grandes perspectivas de manter nossa posição de liderança. Somos a única fabricante de automóveis do mundo a ter definido uma meta para zerar as mortes envolvidas com os nossos veículos, além de ter o apoio do seu país.”



Tags: Volvo, segurança, AstaZero, centro, testes.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência