Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Aftermarket | 20/08/2014 | 19h10

Bosch reassume gestão logística de peças para reposição

Por mais eficiência, criou área que trabalha 24 horas em centro de distribuição

REDAÇÃO AB

Com o objetivo de aprimorar os processos de armazenagem e distribuição de autopeças que serão vendidas para o mercado de reposição, a Bosch decidiu trazer de volta à sua responsabilidade a gestão dessas operações. Em substituição ao serviço que até então era terceirizado, a empresa criou um departamento interno para trabalhar em tempo integral dentro de seu centro de distribuição, de 25 mil metros quadrados, localizado em Louveira, interior de São Paulo.

“Para se ter uma ideia da eficiência da iniciativa, em 2012, tínhamos uma média de 4,5 mil linhas de pedidos processados por dia. Com as mudanças implementadas, conseguimos aumentar a produtividade, que mais que dobrou, chegando a ultrapassar a casa das 10 mil linhas de pedidos diários”, explica Delfim Calixto, vice-presidente da divisão automotive aftermarket da Robert Bosch América Latina.

Segundo o executivo, a equipe é responsável por todo o desenvolvimento e gestão logística. Atualmente, no portfólio da divisão há aproximadamente 20 mil produtos, entre eles velas de ignição, cabos, filtros, palhetas, alternadores, motores de partida, componentes dos sistemas de freios e de injeção, entre outros itens que atendem cerca de 95% da frota circulante brasileira.

A complexa logística do aftermarket automotivo compreende 60 toneladas de mercadorias movimentadas por dia, distribuídas em aproximadamente 50 caminhões que deixam o centro logístico diariamente e são enviados a mais de 1,5 mil pontos em todo o Brasil.

Para ajudar na operação, o conceito do BPS (Bosch Production System), utilizado pela Bosch em suas plantas ao redor do mundo, também foi implementado na unidade. Ele possibilitou que todo o espaço físico do armazém fosse repensado. Dessa forma, além dos processos redesenhados, foram alteradas as estações de trabalho, localização dos produtos armazenados, o que impactou positivamente na otimização de todas as etapas da atividade.

A Bosch também buscou no mercado tecnologias que proporcionassem uma movimentação rápida e eficiente dentro do centro de distribuição. Entre elas está o InfoLink, sistema que garante que a gestão da frota seja inteligente e interativa e que a peça chegue ao seu destino final dentro do prazo estipulado. Especialmente empregado no segmento de movimentação de materiais, o InfoLink emite relatórios com dados da operação e utilização de ferramentas que permitem economia de energia, de tempo, e a redução de riscos nas atividades operacionais.

“Nos últimos anos, a eficiência logística se tornou um dos fatores-chave de sucesso para todas as empresas. As necessidades e expectativas dos clientes, assim como os custos aumentaram. Dessa forma, melhorar a produtividade nesta área se tornou uma condição de sobrevivência. O projeto Fênix (como ficou conhecida a iniciativa na empresa) foi planejado para entregar aos nossos clientes uma solução logística feita sob medida e mais adequada às suas necessidades”, comenta Calixto.

O executivo conta que neste momento a Bosch está estabilizando os processos e adequando as demandas à capacidade do centro. “Com isso, nossa meta é maximizar a nossa eficiência até 2015. Acreditamos que, dessa forma, ampliaremos os níveis de satisfação dos clientes que hoje, após quase um ano de implementação do projeto, tem recebido avaliações bastante positivas.”



Tags: Bosch, autopeças, aftermarket, logística, centro de distribuição.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência