Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 15/08/2014 | 17h44

Queda nas vendas continua em agosto

Emplacamentos apontam para retração de 9% em oito meses

PEDRO KUTNEY, AB

Até a quinta-feira, 14, passados os 10 primeiros dias úteis de agosto, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves somaram 121,2 mil unidades, de acordo com dados do Renavam repassados a Automotive Business pela consultoria Carcon Automotive. O número da primeira metade do mês mostra evolução de 11,8% sobre o mesmo período de julho, mas na comparação com agosto de 2013 o mercado continua a apontar para queda cada vez mais profunda, com retração de 13,9%.

“O avanço dos emplacamentos em relação a julho ocorre porque nos primeiros 10 dias úteis do mês passado tivemos jogos da Copa do Mundo e o feriado de 9 de julho no Estado de São Paulo, o que reduziu as vendas e deixou a base de comparação mais baixa”, aponta o consultor Julian Semple, da Carcon.

Apesar do avanço das vendas em comparação com a primeira metade do mês passado, segue baixa a média diária de emplacamentos, que nos 10 primeiros dias úteis de agosto foi de 12,1 mil/dia, quase igual aos 12,2 mil nos 23 dias úteis de julho.

A Carcon espera por leve aceleração dos negócios na segunda metade deste mês, mas mesmo assim agosto, com menos dias úteis (21), deverá fechar abaixo de julho. “Projetamos que agosto termine com 267 mil veículos leves emplacados, uma queda de 4,5% sobre os 279,8 mil emplacados no mês passado”, calcula Semple.

Caso esta previsão se confirme, o resultado de agosto será 14,6% menor do que o registrado no mesmo mês de 2013. No acumulado do ano, as vendas de veículos leves de janeiro a agosto deverá romper pela primeira vez a barreira dos 2 milhões, chegando a 2,13 milhões, o que significaria queda de 9,2% em comparação com os mesmos oito meses do ano passado. Ou seja, a retração no ano continua a se aprofundar (foi de 8,5% nos sete meses terminados em julho passado).

A associação dos fabricantes, a Anfavea, estima queda nas vendas em 2014 de 5,4% (considerando veículos leves e pesados). Contudo, um bom número de analistas já fala em recuo de dois dígitos porcentuais, acima de 10%.



Tags: Mercado, vendas, emplacamentos, licenciamentos, Carcon, Renavam.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência