Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 14/08/2014 | 12h30

Volkswagen deixa de descartar 7 toneladas de plástico por ano

Eliminou sacos para armazenar chicotes elétricos na fábrica de Taubaté

REDAÇÃO AB

A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP), que produz os modelos Up!, Gol e Voyage, eliminou completamente o uso de sacos plásticos nas embalagens dos chicotes elétricos. Os conjuntos de fios e encaixes que formam o sistema elétrico do veículo, que antes eram embalados individualmente pelo fornecedor, agora são acondicionados e separados em caixas com divisórias que seguem um modelo parecido com uma “colmeia”.

Na prática, em um ano, a mudança eliminou o descarte de mais de 1,5 milhão de sacos plásticos, ou o equivalente a 7 toneladas do insumo. Se fossem abertos e colocados lado a lado, os sacos plásticos não utilizados seriam suficientes para cobrir uma área equivalente a 40 vezes o campo do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ou mais de 360 mil metros quadrados.

A iniciativa foi aderida após estudo realizado por engenheiros e analistas da área de qualidade assegurada da fábrica. O grupo coordenou em parceria com os fornecedores das peças o desenvolvimento de uma nova embalagem para os chicotes, de forma que a qualidade do produto fosse preservada.

“Estamos sempre em busca de fortalecer a sustentabilidade como princípio de gestão na empresa. Como o plástico é um material que demora mais de 200 anos para se decompor na natureza, é fundamental criarmos soluções sustentáveis que permitam o uso racional de recursos”, explica o diretor de qualidade assegurada da Volkswagen do Brasil, Richard Schwarzwald.

Além dos ganhos ambientais, a eliminação das embalagens plásticas contribuiu para otimização do tempo do processo produtivo, uma vez que o operador precisava desembalar e manusear as peças antes de executar a operação de montagem na linha de produção.

Para o vice-presidente de operações da Volkswagen do Brasil, Otto Joos, a implementação de ações como essa estão alinhadas com os conceitos e estratégias mundiais da empresa. “O compromisso com o meio ambiente sempre foi uma responsabilidade da Volkswagen. Além de cuidarmos do planeta e garantirmos a qualidade de vida das futuras gerações, as inovações de sustentabilidade representam uma vantagem competitiva para a redução nos custos de fabricação dos veículos”, explica.

A Volkswagen pretende ser a fabricante de veículos mais sustentável do mundo. Para tanto, lançou em 2010 a iniciativa global “Think Blue.”, que busca incorporar soluções e produtos ecologicamente corretos. Uma das metas deste programa é reduzir em 25% o consumo de energia elétrica e térmica, água, geração de resíduos, CO² e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen.



Tags: Volkswagen, Taubaté, reciclagem, plástico.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência