Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 12/08/2014 | 16h54

Volvo revela primeira imagem externa do novo XC90

SUV será o primeiro modelo da marca a utilizar a nova plataforma modular

REDAÇÃO AB

A Volvo divulgou na terça-feira, 12, a primeira imagem externa do seu renovado XC90, que será apresentado mundialmente daqui a duas semanas em Estocolmo, capital sueca. Poucos detalhes são exibidos no teaser, que revela parte da dianteira do modelo, com novos faróis em formato de T, apelidados pelos designers da marca de Martelo de Thor, em alusão ao formato do objeto utilizado pelo mitológico deus nórdico.

“Qualquer um que olhar no retrovisor saberá imediatamente que se trata de um Novo XC90 atrás dele: o XC90 é um carro que marcará presença nas ruas”, diz Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars.

Além de marcar a nova geração do SUV, o lançamento dá início a uma nova fase para a empresa: este será seu primeiro veículo montado sobre a nova plataforma modular SPA (Scalabre Product Architecture) desenvolvida nos últimos quatro anos como parte do plano de transformação da marca, que demanda investimento de US$ 11 bilhões.

O conceito de plataforma modular permite flexibilidade, dando à montadora liberdade para incluir diferentes variedades de novos componentes de design, contribuindo para uma melhor dirigibilidade, com a introdução de tecnologias inéditas de segurança e conexão. Segundo a empresa, o novo chassi também vai mudar sua forma de produzir carros no futuro, trazendo ganhos industriais: com ele, a empresa poderá desenvolver uma gama de produtos com os mesmos tipos de módulos e interfaces, além dos mesmos sistemas modulares e componentes, em um sistema de produção flexível. Isso significa que todos os modelos da Volvo da gama 60 em diante poderão utilizar a mesma linha de produção, sem aumentar a complexidade do sistema.

“A plataforma SPA nos permite um reinício tecnológico. Cerca de 90% dos componentes do novo XC90, e dos próximos modelos, são novos e únicos. Nós estamos elevando os níveis para o topo da gama premium nos quesitos de qualidade e tecnologia”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.

A Volvo adianta que a nova tecnologia de chassi reduziu o peso e melhorou sua distribuição no caso do XC90, o que permitiu um novo design para os bancos, aumentando o espaço interno tanto na segunda quanto na terceira fileira, ajudando a consolidar os sete lugares. Com o formato, pode-se aumentar o espaço para ocupantes da terceira fila ou a capacidade de carga com o deslizamento de todos os bancos da segunda fileira.

“A plataforma SPA nos permitiu criar o primeiro SUV descompromissado. Você tem a agilidade de um carro pequeno e baixo, com a sensação de comando sobre o carro e um espaço generoso”, enfatiza Mertens.

O novo Volvo XC90 será equipado com a gama completa de motores Drive-E: a família modular de dois e quatro cilindros, a diesel e gasolina, além do topo de gama Twin Engine, que combina um motor 2.0 de quatro cilindros com supercharger e turbo, a gasolina, com um motor elétrico de 400 cv de potência.

Segundo a Volvo, a plataforma SPA também permite integrar quaisquer tipos de sistema de motor elétrico sem comprometer espaços internos ou de carga.



Tags: Volvo, XC90, plataforma modular, tecnologia.

Comentários

  • Bernardo Uahadi

    A visão futurista faz pensar na enovação, criatividade e performance, no meu ponto de vista é chave fundamental para enfrentar a concorrência. Com esta renovação a Volvo garantiu a credibilidade dos potenciais clientes na aposta de novas aquisições. A redução do peso não ira rudizir a estabilidade do veículo na estrada?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência