Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 04/08/2014 | 19h29

Volkswagen Gol pode perder a liderança em 2014

Vendas mais fracas apontam para fim do reinado após 27 anos consecutivos

SUELI REIS, AB

O mercado brasileiro de veículos leves pode encerrar o ano com uma mudança importante: a saída do Volkswagen Gol da liderança do ranking de carros mais vendidos do País, após reinar no topo da lista por 27 anos consecutivos. Dados dos emplacamentos até julho computados pela Fenabrave mostram como o desempenho do modelo vem oscilando mês a mês, fazendo com que a Volkswagen perca participação e posição na tabela, reflexo da saída de cena da geração 4, modelo cuja produção findou em dezembro passado e representava algo como 20% das vendas da linha Gol.

Considerando apenas os licenciamentos de julho, com pouco mais de 14,3 mil unidades, o Gol perdeu a liderança do mercado de automóveis para o Fiat Palio, que encerrou com 15,9 mil emplacamentos. A queda no volume fez com que a montadora também perdesse o segundo lugar no ranking de marcas para a General Motors, que subiu graças ao bom desempenho do Ônix. No mês passado, ainda considerando apenas automóveis, enquanto a Fiat liderou com 20,4% de fatia do mercado com 42,4 mil unidades emplacadas, a GM ficou com fatia de 20,1%, com 41,9 mil unidades. A Volkswagen viu sua participação cair para 19%, ao emplacar 39,6 mil veículos no mês.

Na categoria de comerciais leves, a Volkswagen mantém o segundo lugar no ranking de marcas, mas aparece em terceiro na soma de automóveis e comerciais leves, com Fiat e GM na primeira e segunda posições, respectivamente.

Já no acumulado janeiro-julho, embora o VW Gol continue líder com 107,9 mil emplacamentos, a distância para o segundo colocado diminuiu para menos de 10 mil unidades. O Fiat Palio segue na briga pela liderança ao encerrar o período com 98,5 mil licenciamentos, seguido por Chevrolet Ônix, cujas vendas chegaram a 81 mil unidades.

ATACADO E VAREJO

O Gol só continua a liderar o ranking de sete meses por causa das vendas diretas a frotistas. Ainda de acordo com os dados da Fenabrave, no mês passado o carro da VW aparece na sétima posição do ranking de modelos mais emplacados nas vendas do varejo, nas concessionárias. Neste caso, Ônix lidera, seguido por Palio e Hyundai HB20. Outros modelos também figuram na frente do Gol como os mais procurados pelos consumidores nas lojas, como o Ford Fiesta, na quarta posição, além de Chevrolet Prisma e Fiat Siena, nesta ordem. O Gol é seguido de perto por outros três modelos VW: Fox, CrossFox e Up!.

Já nas vendas diretas, realizadas pela montadora para clientes frotistas, como locadoras e prestadores de serviços, sem intermediação da concessionária, o Gol se manteve no topo em julho, seguido pelo Fiat Uno.

No acumulado de sete meses, a situação não muda: no varejo, Palio, Ônix, HB20 e Fiesta são os mais vendidos, com o Gol em quinto lugar, enquanto que nas vendas diretas o modelo ainda consegue segurar a liderança, também à frente do Uno.



Tags: Volkswagen, Gol, liderança, varejo, Fiat, Palio, Ônix, Fenabrave.

Comentários

  • Ronaldo Gomes Ribas

    Sueli Reis, Não creio que o VW Gol perca sua liderança este ano, pois a diferença entre ele e o segundo colocado, o Fiat Palio, é de 14.125 unidades, o que dá uma diferença mensal de 1297 unidades. Se considerarmos a mesma média até dezembro, o Fiat Palio terá de vender 6.485 unidades a mais que o VW Gol. Acho totalmente improvável que isto ocorra, pois a VW consegue milagres nos volumes de vendas diretas e têm margem para redução de preços.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência