Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 31/07/2014 | 19h41

Paccar aumenta lucro líquido em 12,3% no semestre

Novos produtos lançados nos EUA e Europa reforçam balanço positivo

REDAÇÃO AB

O lucro líquido da Paccar, dona das marcas de caminhões DAF, Kenworth e Peterbilt, aumentou em 12,3% no primeiro semestre ao consolidar US$ 593,1 milhões contra os US$ 527,7 milhões registrados em igual período do ano passado, ou US$ 1,67 por ação – há um ano, este valor era de US$ 1,49. As vendas do grupo geraram receita de US$ 8,35 bilhões, crescimento de 9,2% na mesma base de comparação.

“Os fortes balanços da Paccar com fluxo de caixa positivo permitiram que a empresa investisse mais de US$ 2,1 bilhões em novos produtos e serviços ao longo dos últimos três anos. No segundo trimestre deste ano, a DAF lançou uma nova gama de caminhões CF e XF Euro 6, para aplicações pesadas. Kenworth e Peterbilt também lançaram seus novos caminhões ‘cab-over’ médios. Estes novos veículos vão contribuir para o crescimento global de longo prazo da Paccar”, comemora Ron Armstrong, CEO do Grupo Paccar.

Entre as atividades da companhia, a de caminhões obteve alta de 16,9% no lucro antes dos impostos ao totalizar US$ 471,9 milhões nos seis primeiros meses do ano. A divisão de peças contribuiu com US$ 238,8 milhões, 16,6% a mais do que no primeiro semestre do ano passado, enquanto o setor de serviços financeiros entregou US$ 177,2 milhões, incremento de 9,6%.

Os destaques na geração de faturamento foram os Estados Unidos e Canadá, que no primeiro semestre renderam US$ 5,34 bilhões, um aumento de 15,7%, enquanto que na Europa, onde a empresa norte-americana participa com a marca DAF, registrou aumento de 8,4%, para receita de US$ 2,41 bilhões. Por outro lado, outros mercados, basicamente a América do Sul, com vendas mais fracas, houve queda de 13,8% do faturamento registrado no semestre, para US$ 1,18 bilhão contra US$ 1,37 bilhão do ano anterior.

“Na Europa a DAF é líder de participação no Reino Unido, Holanda e Bélgica. A gama de veículos foi reforçada pelo lançamento de seis novos veículos de quatro eixos XF e CF Euro 6. Nos Estados Unidos e Canadá os mercados estão melhorando, impulsionada principalmente pela substituição contínua da frota encelhecida de caminhões, além do crescimento econômico”, comenta Dan Sobic, vice presidente executivo da Paccar.

Bob Christensen, presidente da Paccar e diretor financeiro, afirma que que na América do Sul as perspectivas para as vendas de caminhões pesados estão na faixa entre 140 mil e 150 mil veículos: “Os veículos Kenworth ganharam uma participação de mercado significativa na região andina da América do Sul e a produção de caminhões DAF no Brasil vai aumentar ainda mais as vendas de veículos da Paccar na América do Sul”, disse.



Tags: Paccar, DAF, balanço, lucro líquido, receita, faturamento.

Comentários

  • Felicano JR

    Estes sim estão no caminho certo ! a concorrência que e cuide !!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência