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Tecnologia | 25/07/2014 | 15h15

Internet é ferramenta importante para auxiliar na compra de veículos

Cinco em cada dez brasileiros utilizam o recurso durante o processo

REDAÇÃO AB

Cinco em cada dez consumidores brasileiros utilizam a internet para auxiliar na compra de veículos novos. O dado é do estudo Sales Satisfaction Index (SSI) Study Brasil 2014, que aponta a importância crescente desta ferramenta para o setor automotivo. A pesquisa mostra que entre os conteúdos mais acessados em páginas das fabricantes na internet, pesquisas sobre preços dos veículos é o item mais procurado, com 72% dos acessos, busca por informações gerais somam 70%, enquanto 69% utilizaram ferramentas para comparar modelos. Montar seu próprio veículo e informações sobre financiamento aparecem com 56% e 38% dos acessos, respectivamente.

Segundo a consultoria J.D. Power, há um aumento constante do uso das tecnologias na indústria automotiva em três áreas distintas: pelo consumidor, com o uso da internet na hora da escolha e para compartilhar experiências; nas concessionárias, por meio de tablets com o objetivo de agilizar as negociações e facilitar os processos de pós-venda e nas montadoras, com a adoção cada vez mais frequente de novos recursos tecnológicos nos veículos, como Bluetooth, GPS, câmeras, sensores entre outros.

A tecnologia também impacta na percepção de qualidade do veículo. Para a consultoria, com a inclusão de novos recursos nos veículos, clientes reportam mais problemas relacionados à dificuldade em usar tais recursos do que os relacionados a defeitos de fabricação.

Na era da internet, as montadoras tendem a melhorar suas versões brasileiras de websites, equiparando com as versões internacionais, para oferecer mais imagens, listas mais claras dos recursos disponíveis nos veículos e com mais opções interativas, como ‘monte seu veículo & preço’. Além disso, a J.D. Power aponta que as páginas das marcas de veículos devem trabalhar com conjunto com os das concessionárias e dispor de informações atualizadas como estoques ou em qual delas está o veículo de interesse do consumidor, aumentando o tráfego do showroom.

Uma pesquisa equivalente realizada nos Estados Unidos no ano passado mostrou a importância de dar maior relevância também às redes sociais: de acordo com o Sales Satisfaction Index (SSI) Study EUA 2013, entre 8% dos clientes que postaram sobre suas experiências de compra de veículos, 86% foram de citações positivas relacionadas à fabricante.

Sobre concessionárias, o estudo norte-americano Customer Service Index (CSI) Study EUA 2014 diz que consultores de serviços daquele país estão iniciando o uso de tablets para facilitar processos em ações como acesso ao histórico do veículo, descrição do serviço a ser executado e apresentação do preço estimado. O resultado tem impactado positivamente a satisfação do consumidor, aumentando em mais de 50 pontos em uma escala de 1 mil pontos.



Tags: J.D. Power, tecnologia, internet, pesquisa, estudo.

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