Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 17/07/2014 | 19h17

Chinesa Sany retoma projeto de fábrica em Jacareí (SP)

Fabricante de máquinas de construção investe US$ 300 milhões no Brasil

REDAÇÃO AB

A Sany Heavy Industry, fabricante chinesa de máquinas de construção, retomou o projeto de fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo, anunciado pela primeira vez em 2010 (leia aqui). Naquele ano, o então CEO da empresa, Xiang Wembo, e o então vice-governador, Alberto Goldman, já haviam assinado um memorando de entendimentos sinalizando a vinda da empresa para São Paulo. Mas, devido à retração da economia mundial, a empresa optou por postergar o investimento para 2014.

Em comunicado, a Investe São Paulo, agência de fomento do Estado, informa que, na presença dos presidentes do Brasil e da China, Dilma Rousseff e Xi Jinping, foi assinado na quinta-feira, 17, um memorando de entendimentos relacionado à nova fábrica. A empresa diz que o investimento total da Sany no Brasil será de US$ 300 milhões. A planta, prevista para começar a operar em 2015, deverá gerar mil empregos diretos.

Atualmente, a Sany realiza montagem de produtos em regime CKD (Complete Knock Down – com todos os componentes importados) em galpão alugado em São José dos Campos, também no interior paulista. Desde sua inauguração, em 2011, essa fábrica cresceu, aumentando o estoque de peças de 800 metros quadrados para 3,3 mil metros quadrados.

Com a nova planta, a Sany diz que alguns dos itens mais consumidos pelo mercado brasileiro terão sua produção nacionalizada, como guindastes, escavadeiras e equipamentos portuários.

Uma das metas da empresa é fabricar no País toda a linha de escavadeiras até 2016. Para isso, foi adquirido um terreno de 560 mil metros quadrados em Jacareí, que deverá abrigar uma área construída de 50 mil metros quadrados na primeira fase do projeto e 250 mil metros quadrados até 2020.

A empresa também promete investir em pesquisa e desenvolvimento para criar um modelo de retroescavadeira específico para o mercado brasileiro, que ainda não faz parte de seu portfólio, e adaptar outros já existentes às demandas internas do País.

Além do Brasil, a intenção da Sany em fase mais avançada do projeto é atender também outros países da América Latina e alguns mercados da África.



Tags: Sany, fábrica, máquinas, construção, Jacareí, Investe São Paulo.

Comentários

  • Giovani

    Até o momento, não há qualquer sinal de construção ou movimentação no local adquirido. A Sany ainda continua instalada em um "barracão" locado de um transportadora em São José dos Campos. Infelizmente estamos em meio a uma outra crise e na minha opinião, o projeto não sairá do papel tão breve.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência