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BYD: R$ 200 mi para fazer ônibus elétricos

Negócios | 14/07/2014 | 16h30

BYD: R$ 200 mi para fazer ônibus elétricos

Planta de Campinas (SP) gerará 450 empregos e também terá centro de P&D

REDAÇÃO AB

A chinesa BYD, especializada na fabricação de baterias, veículos híbridos e elétricos, investirá R$ 200 milhões para construção de sua primeira unidade produtiva na América Latina. A fábrica será erguida em Campinas, no interior de São Paulo, e, além de montar ônibus elétricos, baterias de fosfato de ferro e painéis solares, também abrigará um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para veículos elétricos, baterias, smart grid, energia solar e iluminação.

O projeto, que conta com o apoio da Investe São Paulo, agência de fomento do Estado, vem sendo negociado desde março de 2012 e foi confirmado na segunda-feira, 14, com a assinatura de protocolo de intenções entre a BYD, que já mantém escritório em São Paulo, e a prefeitura de Campinas.

Segundo o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, a fábrica gerará inicialmente 450 postos de trabalho. Será erguida em terreno de 32 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros quadrados de área construída. A capacidade de produção é de 500 a mil ônibus e baterias por ano quando alcançar sua plena operação. “Temos ainda interesse em fabricar células de baterias e chassis para ônibus elétricos no Brasil no futuro próximo”, revela Li.

Segundo o presidente mundial da BYD, Wang Chuanfu, a empresa decidiu se instalar em Campinas ao perceber que a cidade é referência em inovação e desenvolvimento de tecnologias limpas, assim como a BYD.

O secretário de desenvolvimento econômico, social e turismo de Campinas, Samuel Rossilho, diz que a sua equipe foi visitar a BYD por duas vezes na China. Ele ressalta que o Banco de Desenvolvimento da China apoia o projeto, mas não revela detalhes. “Tenho certeza do elevado potencial da cidade para trazer a segunda fase dos investimentos da BYD. Trabalharemos muito para isso”, indica Rossilho.

A BYD

A BYD tem 180 mil funcionários em 11 parques industriais em toda a China. Também mantém plantas e escritórios nos Estados Unidos, Europa, Japão, Coréia do Sul, Índia, Taiwan, Hong Kong e São Paulo. A fábrica de ônibus elétricos de Campinas será a terceira fora da China, após construção de unidade na Califórnia nos EUA.

Intitulada a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, a BYD diz que a busca por criar uma bateria mais segura e sustentável gerou a tecnologia da bateria de ferro. De acordo com a fabricante, esta não pega fogo, pode ser utilizada em carros, ônibus, caminhões e sistemas de armazenamento de energia e é totalmente reciclada. Atualmente, milhares de ônibus elétricos já rodam pelo mundo com baterias de ferro.

No Brasil, a BYD diz que realizou variadas simulações com ônibus elétricos em diversas cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Palmas, Sorocaba e Piracicaba. A empresa afirma que testes liderados pela C40 Cities & Fundação Clinton, com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), apontaram que das 16 diferentes tecnologias de ônibus avaliadas em quatro cidades da América Latina (Rio de Janeiro, São Paulo, Santiago e Bogotá), o ônibus elétrico da BYD teve o melhor desempenho, apresentando redução de 81% no consumo energético e de 75% no custo operacional, além de apresentar menor custo de manutenção e poucas adaptações nas garagens.

A BYD promete vender os ônibus elétricos no mercado nacional pelo mesmo preço do modelo similar a diesel, com o contrato de leasing da bateria a ser pago pela economia do combustível.

Modelo similar será oferecido para táxis. Sem entrada e sem pagamento pelo veículo, o taxista pagará o custo do combustível para a BYD, via contrato de leasing do veículo com bateria e energia inclusas. Assim, a empresa espera viabilizar a troca de amplas frotas de veículos poluentes para veículos de emissão zero, sem aumento nos custos dos sistemas de transporte público.



Tags: BYD, fábrica, São Paulo, centro, pesquisa, Campinas, ônibus, elétricos.

Comentários

  • Luis Claudio

    Olá bom dia !!! fiquei muito curioso pela reportagem, e gostaria de saber mais dados técnicos sobre essa bateria de ferro, o que vem a ser ?? Obrigado

  • Cesar Cavalcanti

    A BYD tem parceria com a Daimler-AG, o que sinaliza a possibilidade de amplo suporte tecnológico no projeto e construção dos novos veículos. A notícia merece ser acompanhada de perto para verificar se, além de "BYD", ela tem a capacidade de "BOD" (Build Our Dreams...).

  • Francisco Çeme Galvão

    Só espero que não aconteça como com a nossa ELETRABUS de São Bernardo http://www.eletrabus.com/ que apenas consegue exportar seus ônibus híbridos !

  • Emerson de Siqueira Squillace

    Bom dia . Gostaria de saber se é possível conseguir o telefone de algum representante ou do escritório deles aqui no Brasil, trabalhamos no seguimento de turismo e queríamos saber se eles também vão entrar com os modelos deles de rodoviários . Se alguém tiver por gentileza nos forneça. Abraço a todos.

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