Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 14/07/2014 | 13h48

Mercedes-Benz mostrará caminhão com condução autônoma

Sistema Highway Pilot no Actros terá lançamento mundial no IAA, em setembro

REDAÇÃO AB

A Daimler aproveitará a edição 2014 do IAA, Salão Internacional de Veículos Comerciais, em Hannover, Alemanha, entre 25 de setembro até 2 de outubro, para apresentar ao mundo um protótipo completo, próximo ao modelo de produção em série do Mercedes-Benz Future Truck 2025, que consiste em um caminhão Actros 1845 equipado com o sistema baseado no conceito de condução autônoma. O protótipo já superou a fase inicial de desenvolvimento e acumula viagens a uma velocidade de até 80 km/h em situações reais de trânsito. Os testes foram realizados em uma rodovia alemã.

Com foco no aumento da eficiência e segurança e na redução de consumo de combustível e de emissões, o caminhão funciona com o sistema integrado Highway Pilot (piloto rodoviário) a partir da conectividade das funções do veículo com as estradas com condições adequadas para esta tecnologia, como sensores e câmeras inteligentes. Segundo a Daimler, a conectividade é a base desse avanço e dentro de dez anos, esta será uma realidade comum nas estradas da Europa.

O caminhão do futuro equipado com o sistema de piloto rodoviário traz motor que desenvolve 449 cv de potência, adotado de câmbio automatizado Mercedes PowerShift 3 de 12 marchas. O design do semirreboque também faz parte do pacote tecnológico, resultado do Aerodynamics Trailer da Mercedes-Benz, que fez sua estreia mundial no IAA de 2012. As medidas melhoradas da aerodinâmica deste protótipo permitem reduzir o consumo em até 5%.

Entre os aspectos para a condução autônoma do protótipo, destacam-se um sensor de radar na parte dianteira inferior que explora a região de curta e de longa distância a frente do caminhão. O de curto alcance atinge 70 metros, enquanto o de longo alcance chega a 250 metros, monitorando a estrada em ângulos de abertura de 130 graus e 18 graus, respectivamente. O sensor de radar toma por base os equipamentos já disponíveis no Actros, como o sistema de controle de proximidade e o servofreio de emergência.

Uma câmera estereoscópica 2D sobre o painel de instrumentos, atrás do para-brisa, também explora a área à frente do veículo, para orientação de faixa de rolagem. Com um alcance de 100 metros, o equipamento cobre uma área de 45 graus na horizontal e 27 graus na vertical. Ela também consegue identificar uma ou duas pistas da estrada, além de pedestres, obstáculos estáticos ou em movimento, outros objetos dentro da área monitorada e as características da via, além de reconhecer tudo o que se distingue do fundo, para que possa calcular com precisão o espaço livre disponível. O equipamento registra também as informações dos sinais de trânsito.

Para monitorar as áreas à esquerda e à direita do caminhão na estrada são utilizados sensores de radar instalados nas laterais, montados em ambos os lados à frente do eixo traseiro da unidade de tração. Seu alcance é de 60 metros e os sensores cobrem um raio de 170 graus.

Ao ativar o sistema piloto rodoviário (Highway Pilot), o motorista pode girar seu assento para o centro da cabine, para uma posição de trabalho ou de descanso. Com um console central de design diferenciado, similar a uma estação de trabalho de um escritório, o motorista terá a sua disposição um tablet removível com tela sensível ao toque para executar outras atividades e para a comunicação com sua base fixa ou a transportadora.

Com a tecnologia, a Daimler aposta que os motoristas deixarão a função de apenas condutores para gestores de transporte e que passarão a operar em estações de trabalho sobre rodas, dando-lhes novas oportunidades de atuação profissional.



Tags: Mercedes-Benz, condução autônoma, Actros, IAA, Salão Internacional de Veículos Comerciais.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência