Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 11/07/2014 | 18h23

Continental: 250 milhões de freios eletrônicos produzidos em 30 anos

Frenagens ganharam mais segurança com sistemas eletrônicos ABS e ESC

REDAÇÃO AB

A Continental comemora 30 anos de produção de EBS, sistema eletrônico de freios, composto basicamente por ABS (sistema antitravamento de freios) e ESC (controle eletrônico de estabilidade), que se tornaram obrigatórios em vários países ao redor do mundo para o controle e redução de acidentes de trânsito. Neste período, a empresa contabiliza a produção de 250 milhões de unidades, das quais 100 milhões feitas na matriz em Frankfurt, Alemanha.

Em 1984, a empresa produzia seu primeiro ABS, o MKII: “Foi o primeiro ABS totalmente integrado e se tornou equipamento de série no Lincoln Continental e no Ford Scorpio. Foi um verdadeiro peso pesado, com 11,5 kg”, comenta Felix Bietenbeck, diretor da divisão dinâmica do veículo e da divisão de segurança da Continental.

Segundo o executivo, o peso dos sistemas diminuiu ao longo de suas gerações, deixando de ser um problema: o MK 20, que entrou em produção em 1995, pesava apenas 2,7 kg. O MK 60, um dispositivo puro ABS, foi o sistema de freio mais leve eletrônico no mundo em 2000. A função de controle eletrônico de estabilidade (ESC) adicionou apenas 300 gramas, o que torna o dispositivo o mais leve no mundo na época. O mais atual sistema de freio eletrônico MK 100 é produzido desde 2011 e seu peso e dimensões encolheram em cerca de um terço da geração anterior.

“A família MK 100 de produtos da Continental tem-se projetado de forma modular para que os fabricantes possam dimensionar os sistemas de acordo com suas necessidades, começando com motocicletas ABS, carros pequenos, de entrada, até de alta performance além de soluções para veículos pesados”, diz Bietenbeck.

Em 1988, a empresa já produzia quase 500 mil sistemas de freios eletrônicos, aumentando para dez vezes mais ou 5 milhões de unidades, dez anos depois, em 1998. Desde 2002, mais de 10 milhões de EBS foram fabricados anualmente e desde 2013 esse volume aumentou para mais de 20 milhões de unidades.

Além de Frankfurt, a empresa produz sistemas de freios eletrônicos em outras cinco fábricas, localizadas em Hamakita (Japão), Mechelen (Bélgica), Morganton (Estados Unidos), Xangai (China) e em sua unidade brasileira de Várzea Paulista, em São Paulo.



Tags: Continental, sistema eletrônico de freios, ABS, ESC, antitravamento, freios, estabilidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência