Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 02/07/2014 | 13h27

Laboratório da FPT Industrial é aprovado por Ibama e Cetesb

Aprovação é para testes em motores industriais a partir das normas Proconve

REDAÇÃO AB

O novo laboratório de emissões de motores da FPT Industrial, localizado em Betim (MG), e que recebeu investimento de R$ 12 milhões, foi aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) após análises dos procedimentos e metodologias de testes e ensaios. A aprovação significa que o laboratório está apto para realizar ensaios e homologações de emissões em motores industriais de acordo com as normas e procedimentos ditadas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

A aprovação possibilita a ampliação da gama de serviços oferecidos pela empresa para seus clientes e outros fabricantes.

“O reconhecimento do governo é um importante passo para o desenvolvimento da FPT na América Latina e está alinhado com nosso compromisso de crescimento e consolidação no mercado de motores industriais”, afirma o presidente da FPT Industrial para a América Latina, José Luis Gonçalves.

TECNOLOGIAS

Equipado com dois dinamômetros automatizados, capacitados para rodar com qualquer motor industrial fabricado no Brasil de até 1000 cv de potência, é possível analisar a quantidade dos diversos gases emitidos por motores (THC, NH3, CO, NOx, CO2, CH4, NMHC) e determinar o material particulado emitido durante os ciclos de provas.

“Desde o início do processo, já foram realizadas mais de 2.000 horas de testes, a fim de manter a precisão e coerência em todas as medições, atendendo sempre às normas e legislações vigentes”, explica Helton Lage, diretor de engenharia da FPT Industrial na América Latina.

O sistema também possui medição de fluxo de ar, que permite a realização de praticamente todos os tipos de provas de validação e desenvolvimento sobre motores, capazes de simular quaisquer condições de funcionamento do motor como diferentes ciclos de frenagem.



Tags: FPT Industrial, motores, laboratório, Ibama, Cetesb.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência