Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing | 26/06/2014 | 16h44

Volkswagen leva sete Leões em Cannes com a falecida Kombi

Campanha de despedida rendeu dois troféus de ouro e cinco de bronze

REDAÇÃO AB

A campanha sobre a despedida da Kombi, lançada no ano passado pela Volkswagen, recebeu sete leões no Festival de Publicidade de Cannes 2014, o principal evento mundial da área publicitária. Foram dois troféus de ouro e cinco de bronze, tornando-a a campanha mais premiada da subsidiária brasileira da montadora no festival.

Os dois Leões de Ouro foram conquistados na categoria Branded Content & Entertainment, que avalia a criação e a integração de conteúdos originais de uma marca. Já dois Leões de Bronze foram ganhos nas categorias Direct (comunicação dirigida com o intuito de gerar respostas ou ações específicas, construindo e prolongando relacionamentos) e os outros três nas categorias PR (Relações Públicas), Film e Cyber (comunicação on-line, digital e tecnológica).

A série de anúncios foi criada pela Volkswagen com a agência AlmapBBDO. Em setembro de 2013, a campanha iniciou com um comunicado de “deslançamento” do veículo após seus 56 anos de fabricação no Brasil. A última ação foi o minidocumentário “Últimos desejos da Kombi”, ainda no ar em um site dedicado ao modelo (veja aqui), sobre sua volta 'para casa’ e veiculado na internet. Com narração em português e inglês, o filme teve mais de 4 milhões acessos em todo o mundo.

No site, onde o público podia contar histórias sobre seu relacionamento com o veículo, foram recebidos mais de 300 relatos de todo mundo, que foram reunidos em um livro publicado em versões digital e impressa. Alguns autores das narrativas foram selecionados e incluídos como ‘herdeiros’ no documentário, recebendo lembranças relativas às experiências pessoais contidas em seus textos. A campanha também incluiu o lançamento de uma série especial Last Edition, edição limitada da Kombi com 1,2 mil exemplares numerados.

“A Kombi foi e ainda é um ícone na indústria automotiva mundial. A ampla campanha promovida em torno do fim de produção do modelo teve como objetivo homenagear um veículo tão emblemático, que foi produzido por mais de meio século pela Volkswagen no Brasil”, comemora o gerente de produto e marketing de comerciais leves da VW no Brasil, Carlos Leite.



Tags: Volkswagen, Kombi, Leões, Festival de Cannes.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência