Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 23/06/2014 | 12h14

Motor Ford 1.0 mais potente tem agora 140 cv

Série especial do Ecoboost leva Fiesta europeu a 201 km/h

REDAÇÃO AB

A Ford apresentou na Europa uma nova versão do New Fiesta com motor EcoBoost 1.0 de 140 cv. Chamada Red and Black Edition, a edição especial terá estilo exclusivo e potência específica (medida em cavalos por litro de cilindrada) superior à de supercarros como Bugatti Veyron e Ferrari 458 Speciale. Segundo a Ford, esses Fiesta aceleram de zero a 100 km/h em nove segundos e têm velocidade máxima de 201 km/h.

Os esportivos serão vendidos em duas cores, vermelho com detalhes pretos e preto com detalhes vermelhos. O New Fiesta Red and Black Edition traz ainda novas calibrações no controle do turbo, comando de válvulas, intercooler, gerenciamento do acelerador e ponto de ignição. Além dos 140 cv, os motores fornecem torque máximo de 18,3 kgf.m de torque a partir de 1,4 mil rotações por minuto.

A nova versão do EcoBoost 1.0 (eleito Motor Internacional do Ano em 2013 e 2012) foi recalibrada para gerar 12% mais potência. Como comparação, tem mais que o dobro da potência específica do motor 1.6 de 100 cv que equipava o esportivo Fiesta S há dez anos. Também aumenta a economia de combustível e reduz as emissões de gás carbônico (CO2) em mais de um terço, faz mais de 22 km/l e emite apenas 104 g/km de CO2.

O 1.0 EcoBoost tem três cilindros e é equipado com turbo, duplo comando variável de válvulas e injeção direta de gasolina. Ainda segundo a Ford, sua turbina pode girar a até 248 mil rpm, faixa de trabalho 4 mil rpm mais alta do que a empregada na Fórmula 1. “A única alteração de hardware que fizemos para elevar sua potência a 140 cv foi uma junta do cabeçote reforçada para suportar o aumento da pressão, o que comprova o design avançado do EcoBoost 1.0", diz Andrew Fraser, gerente de Calibração da Ford Europa.

O motor EcoBoost 1.0 respondeu por quase 30% das vendas do New Fiesta na Europa no primeiro trimestre de 2014 e contribuiu para manter o carro na liderança do segmento de compactos naquele mercado, posição que ocupa desde 2012. A próxima geração do Ford Ka receberá o motor de três cilindros mais potente entre os 1.0 vendidos no Brasil. Ele produz até 85 cv quando abastecido com etanol e foi apontado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro como o mais econômico entre os veículos compactos equipados com ar-condicionado (veja aqui).



Tags: Fiesta, Ecoboost, Red and Black Edition, Bugatti Veyron, Ferrari 458 Speciale, intercooler, Ka, três cilindros.

Comentários

  • Marcos Rolim

    Realmente, a Ford está lançando o motor EcoBoost 1.0, no novo Ka mas numa versão para o terceiro mundo, pois vem sem injeção direta, portanto sem a qualidade de torque plano já a partir de mil e poucas RPM. Gostaria de saber se a Ford vai trazer este motor para o Brasil, para equipar o new Fiesta ou mesmo o Eco Sport?

  • Rodrigo

    Excelente, porém é uma pena que caso este veículo chegue ao Brasil, seja por um valor que, com certeza, passará dos 60 mil reais.

  • Gian

    Acho uma tremenda falta de senso que existam motores tão eficientes assim e por aqui somos obrigados a engolir as porcarias que nos empurram !!!! Consumo de 22Km/l nem as motos do Brasil chegam ... que porcaria de investimento em P&D.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência