Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 17/06/2014 | 14h55

Audi Q3 chega ao Brasil na versão RS, de 310 cv

Novo SUV de R$ 273,6 mil vai de zero a 100 km/h em 5,5 segundos

REDAÇÃO AB

As concessionárias Audi começam a vender no Brasil o modelo RS Q3, primeiro modelo da linha esportiva RS para a família Q. O utilitário esportivo compacto tem preço sugerido de R$ 273,6 mil e é equipado com motor 2.5 de cinco cilindros e 310 cv de potência. Segundo a fabricante, ele acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

O câmbio escolhido pela Audi foi o automatizado S Tronic de dupla embreagem e sete velocidades. As marchas podem ser trocadas de modo automático ou manual, pela alavanca ou por aletas atrás do volante. O RS Q3 também traz controle eletrônico de largada, que permite arrancadas o mais rápidas possível, sem perda de tempo pela patinagem das rodas. A tração do modelo é integral permanente.

O RS Q3 vem de série com o sistema Audi Drive Select, que permite ao motorista interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva de aceleração, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic. A terceira opção resulta em respostas mais ágeis e ronco mais alto do motor.

Para garantir economia de combustível, este Q3 esportivo conta de série com o sistema Start-Stop, que desliga e religa o motor automaticamente nas paradas de semáforo. Outra medida de eficiência está em sua bomba de óleo, que funciona conforme a necessidade do motor. Para garantir estabilidade extra, a Audi rebaixou em 2,5 centímetros as suspensões do modelo em relação ao Q3 normal e transferiu sua bateria para a traseira a fim de melhorar a distribuição de peso.

Por fora, são detalhes exclusivos do RS Q3 os apliques na carroceria e nas barras de teto feitos de alumínio fosco, o para-choque RS e a grade frontal do tipo colmeia pintada de preto brilhante. As rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro. O spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor e as grandes ponteiras de escape destacam a traseira do modelo.

Por dentro o novo utilitário esportivo vem com painel de instrumentos com medidores de fundo cinza, números brancos e ponteiros vermelhos. Entre outras informações há pressão do turbo, temperatura do óleo e cronômetro para tempos de volta. Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento de alumínio. Os bancos esportivos têm logotipos estampados e são revestidos de couro preto. O porta-malas tem capacidade de 356 litros e passa a 1.261 litros com o banco traseiro rebatido.

Outros equipamentos do modelo, além do sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking System Plus e faróis de xênon. Som e sistema de infoentretenimento também compõem a lista de equipamentos do RS Q3.



Tags: Audi, RS Q3, S Tronic, dupla embreagem, Audi Drive Select.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência