Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fiat é a empresa do ano no Prêmio REI

AB | 11/06/2014 | 21h00

Fiat é a empresa do ano no Prêmio REI

Roberto Cortes e Paulo Butori são eleitos os profissionais do ano

REDAÇÃO AB

Com o voto dos leitores da revista e da newsletter Automotive Business e dos participantes do V Fórum da Indústria Automobilística (28 de abril) e II Fórum de RH (19 de maio), a Fiat foi apontada como empresa do ano de 2014 no setor automotivo, em eleição promovida pelo Prêmio REI – Reconhecimento à Excelência e Inovação. Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America, foi apontado o profissional do ano de montadora e Paulo Butori, presidente do Sindipeças, o profissional de autopeças. Os troféus foram entregues em cerimônia realizada no Espaço 011, na noite de quarta-feira, 11 de junho, em São Paulo. Na ocasião foram revelados também os vencedores das demais 11 categorias.

Destacar o desempenho e as realizações de profissionais e empresas da indústria automobilística constitui o objetivo do Prêmio REI, promovido por Automotive Business. A quarta edição da iniciativa, que desafiou empresas e profissionais a defender cases relevantes do período compreendido entre 1º de fevereiro de 2013 e 1º de fevereiro de 2014, teve duas fases de votação. Na primeira fase da eleição, 23 jurados avaliaram os cases e escolheram cinco finalistas em cada uma das 14 categorias, perfazendo um total de 70 finalistas entre os 275 cases submetidos à organização do prêmio.

Os cases foram depois submetidos ao voto eletrônico de cerca de 40 mil leitores da revista e newsletter Automotive Business e também dos participantes inscritos nos dois fóruns. Os leitores receberam instruções para votar eletronicamente, diretamente no portal, ou devolver a cédula encartada na edição número 26 da revista Automotive Business. Os participantes dos fóruns utilizaram cédulas impressas na eleição.

Paula Braga Prado, diretora de Automotive Business e coordenadora executiva do Prêmio REI, assegura que a premiação valoriza empresas e profissionais graças à lisura no processo de escolha primária e eleição. “O júri é independente e soberano, o que dá total credibilidade à premiação”, afirma. Os profissionais de Automotive Business não participaram da votação.

Confira os vencedores de todas as 14 categorias do Prêmio REI 2014:

EMPRESA DO ANO: Fiat - 12 anos de liderança
A Fiat conquistou em 2013 a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves pela 12ª vez, com 96 mil unidades à frente do segundo colocado e mais de 113 mil unidades de vantagem em relação ao terceiro colocado. Foram 762.980 unidades vendidas no ano passado, o que representou 21,3% de market share. Entre os dez modelos mais vendidos no Brasil, quatro foram da marca Fiat: Uno, Palio, Siena e Strada.

FINALISTAS:
Aethra - Novos investimentos e empreendedorismo
Fiat - 12 anos de liderança
Ford - Pioneirismo em carros globais e da engenharia brasileira
MAN - Líder hoje e de olho no futuro
Volkswagen - Uma nova era para a empresa

PROFISSIONAL DE MONTADORA: Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America
Em 2013, Roberto Cortes arquitetou uma nova estratégia de sucesso para suas marcas de caminhões (VW Caminhões e MAN), comandando o maior lançamento de cavalos mecânicos da MAN e assegurando uma oferta completa para garantir a sustentabilidade da liderança. É o único latino-americano entre os presidentes do grupo de veículos comerciais da Volkswagen e primeiro brasileiro a comandar uma operação da VW no País. Investiu na tecnologia híbrida e diesel de cana e inaugurou o Parque de Fornecedores em Resende, RJ, junto à fábrica.

FINALISTAS:
Lélio Ramos - Diretor comercial da Fiat Automóveis
Luiz Moan - Presidente da Anfavea
Roberto Cortes - CEO da MAN LA
Roberto Leoncini - Diretor-geral da Scania do Brasil
Steven Armstrong - Presidente da Ford América do Sul

PROFISSIONAL DE AUTOPEÇAS: Paulo Butori, presidente do Sindipeças
Ao tomar posse de seu sétimo mandato como presidente do Sindipeças, a entidade que representa os fabricantes de autopeças no Brasil, Butori se manteve firme na defesa da cadeia produtiva nacional. O dirigente luta por uma política industrial que beneficie não só as montadoras, mas também os fornecedores de autopeças e componentes de menor porte, fragilizados pelo aumento do volume de importações. Em 2013, teve importante participação na definição da regulamentação do rastreamento da origem das autopeças, medida do Inovar-Auto para conter importações.

FINALISTAS:
Arnaldo Iezzi Jr. - Diretor geral da BorgWarner
Besaliel Botelho - Presidente da Bosch para o Brasil
Paulo Butori - Presidente do Sindipeças
Pietro Sportelli - Presidente da Aethra
Silvio Barros - Vice-presidente e diretor geral da Meritor América do Sul

VEÍCULO LEVE: Hyundai Brasil HB 20S
Equipada com eficiente motor 1.0 bicombustível de três cilindros e 80 cv quando abastecido com etanol, a versão mais barata tem bom pacote de equipamentos, como ar-condicionado, direção assistida, computador de bordo, controle remoto de travamento na chave tipo canivete, acionamento elétrico dos vidros. É também oferecido com motor 1.6 de quatro cilindros e 128 cv com etanol (o mais potente da categoria). O HB20S traz linhas de design modernas e faz diferença o motor com bloco e cabeçote de alumínio.

FINALISTAS:
Ford - New Fiesta Hatch
Ford - Novo Focus
Hyundai Brasil - HB 20S
Volkswagen - Up!
Volkswagen - Novo Golf

COMERCIAL PESADO: MAN 24.280 V-Tronic
O Constellation 24.280, caminhão mais vendido do Brasil, traz mais uma opção: a transmissão automatizada V-Tronic, combinada ao exclusivo sistema de eixo automatizado Smart Ratio. A tecnologia, desenvolvida pela engenharia da MAN Latin America em Resende (RJ), torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. As vantagens operacionais são muitas, uma vez que o câmbio automatizado garante melhor consumo médio de combustível, além de conforto e facilidade de condução ao motorista.

FINALISTAS:
Ford - Cargo 2842
Iveco - Iveco Hi-Way
MAN - 24.280 V-Tronic
Mercedes-Benz - Actros
Scania - Scania R 440

MARKETING E PROPAGANDA: Fiat - Vem pra rua
A campanha foi um dos grandes marcos da Fiat em 2013. Criada para comemorar a liderança da empresa no mercado brasileiro e a celebração por conta dos eventos esportivos que ocorrem no Brasil, a campanha convidou os brasileiros a festejar nas ruas com a Fiat. O jingle foi um grande sucesso nas rádios e na internet e ganhou notoriedade ao se tornar o hino da população brasileira em momento único da história do País, durante as manifestações ocorridas em junho de 2013. A campanha foi indicada como uma das mais importantes do ano por veículos brasileiros especializados em marketing.

FINALISTAS:
Fiat - Vem pra rua
Ford - Campanha Fusion Grand Prix
Mitsubishi - Mitsubishi ASX – Polvo
Peugeot - Corrida Maluca
Renault - Acredite, é o Logan!

MANUFATURA E LOGÍSTICA: MAN - Aplicação de aços avançados de alta resistência para redução de peso e aumento da competitividade
Para garantir liderança de mercado, atender novas exigências, atingir as metas de redução de consumo e emissões de gases, a MAN propõe o uso de aços avançados de alta resistência nas carrocerias dos caminhões. A empresa concluiu que uma redução de até 10% no peso das carrocerias gera potencial de redução de custo de até R$ 800 mil/ano. Estudos relatam que essa redução de peso pode reduzir em até 8% o consumo do veículo e que um abatimento de 100 kg pode resultar em até 12,5 g/km a menos de CO2.

FINALISTAS:
Ford - Renovação da fábrica de SBC para produção do seu primeiro veículo global, o New Fiesta Hatch
GKN - EVSM - mapeamento da cadeia de valor estendido aos fornecedores
MAN - Aplicação de aços avançados de alta resistência para redução de peso e aumento da competitividade
Metro-Shacman - Um caminhão em seis meses
Volkswagen - Produção do Up! em Taubaté

ENGENHARIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: Ford - Empresa desenvolve o primeiro motor flex com injeção direta de combustível do mundo
A Ford tem-se destacado pelo investimento em motores inovadores, de alta eficiência, baixo consumo e emissões. Exemplo é o Duratec 2.0 Direct Flex, primeiro motor do mundo com essa tecnologia para uso com etanol e gasolina, desenvolvida especialmente para o Brasil. A injeção direta de combustível flex do motor do Novo Focus melhora o rendimento do motor para o aproveitamento máximo de energia, com eficiência e economia. O propulsor foi desenvolvido pela engenharia brasileira.

FINALISTAS:
Bosch e BMW - Desenvolvimento do 1º veículo premium turbo flex com injeção direta do mercado
Bosch e Volkswagen - ACC - controle adaptativo de distância e velocidade
Bosch - MSC – Motorcycle Stability Control
Ford - Empresa desenvolve o primeiro motor flex com injeção direta de combustível do mundo
Volkswagen - Up!: o melhor da engenharia Volkswagen em uma construção compacta e eficiente

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: Honda - Sustentabilidade com redução na emissão de CO2 e autossuficiência na energia elétrica consumida pela planta de Sumaré (SP)
Em 2011 o grupo Honda estabeleceu metas para redução das emissões: “Diminuir as emissões atmosféricas de CO2 em 30% até 2020, tomando como base o ano de 2000”. A Honda Automóveis desenvolveu estudos e decidiu substituir energia elétrica convencional por uma de fonte renovável. Foi iniciada a construção de um parque eólico no Rio Grande do Sul, que permitirá fornecer 100% da energia elétrica consumida na unidade fabril de Sumaré, SP. A iniciativa inédita permitirá superar a meta estabelecida pela matriz em mais de 29% já em 2015.

FINALISTAS:
Delphi - 10 anos de projeto de educação ambiental e marca de 100.000 alunos participantes
Fiat - Eficiência energética - ISO 50001
Honda - Sustentabilidade com redução na emissão de CO2 e autossuficiência na energia elétrica consumida pela planta de Sumaré (SP)
Nissan - Instituto Nissan - o Brasil sai na frente
Pirelli - Sol para produzir pneus

AUTOPEÇAS: BMW e Bosch - Juntos no desenvolvimento do 1º veículo turbo flex com injeção direta
O know-how e pioneirismo no desenvolvimento da tecnologia flex fuel da Bosch está presente no modelo 320i ActiveFlex da BMW que, além de ser o precursor da montadora no universo dos bicombustíveis, é o primeiro veículo premium turbo flex do mundo equipado com sistema de injeção direta. Para o desenvolvimento e preparo dos componentes para uso específico com o etanol, a equipe de engenheiros da Bosch, na Alemanha, contou com a expertise do time brasileiro com mais de dez anos de experiência no desenvolvimento da tecnologia flex.

FINALISTAS:
BMW e Bosch - Bosch e BMW Group, juntos no desenvolvimento do 1º veículo turbo flex com injeção direta
Bosch - MSC – Motorcycle Stability Control
Delphi - Sistema de partida a frio para dois lançamentos em 2014
NGK do Brasil - Tecnologia utilizada em velas Iridium para carros e motos mais acessíveis
Sabó - Eficiência energética

SISTEMISTA: Magneti Marelli - Comemoração dos 10 anos do lançamento da tecnologia flex e consolidação do câmbio automatizado no mercado nacional
2013 consolidou ainda mais a Magneti Marelli com uma das principais sistemistas no cenário automotivo nacional. A empresa comemorou os dez anos do lançamento da pioneira tecnologia flexfuel, que revolucionou o mercado automobilístico brasileiro e alcançou a marca de mais de 10 milhões de SFS (Software Flexfuel System) vendidos, detendo cerca de 45% de participação no mercado.

FINALISTAS:
Borgwarner - BorgWarner transpõe dificuldades do setor e investe R$ 70 milhões na construção de nova fábrica
Bosch e BMW - Desenvolvimento do 1º veículo turbo flex com injeção direta do mercado
Continental - Empresa inicia produção de ABS e inaugura primeira pista de testes para sistemas de freios eletrônicos no Brasil
Delphi - Delphi traz produção de condensadores de alta eficiência para o Brasil
Magneti Marelli - Comemoração dos 10 anos do lançamento da tecnologia flex e consolidação do câmbio automatizado no mercado nacional

POWERTRAIN: Volkswagen - Nova geração de motores 1.0 l de 3 cilindros Total Flex
É o motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, no que se refere ao processo produtivo e recursos. Montado em São Carlos (SP), é o primeiro 1.0 flexível a dispensar tanque auxiliar para partida e o motor 1.0 mais potente feito no Brasil, com até 82 cv de potência (etanol). Com menor peso (bloco e cabeçote de alumínio) e soluções inovadoras nessa faixa de cilindrada e o baixo atrito, o motor foi destaque no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, obtendo A entre os automóveis equipados com ar-condicionado e direção assistida.

FINALISTAS:
Bosch E BMW - BMW Group e Bosch, juntas no desenvolvimento do 1º veículo premium turbo flex com injeção direta
Fiat - Primeiro motor Multiair flexível - Fiat 500
Ford - Motor Duratec 2.0 direct flex com injeção direta
Mahle - Nova unidade de potência para o inovar-auto
Volkswagen - Nova geração de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex

INSUMOS: Dupont - Nylon de alto desempenho reduz peso e permite integração de componentes em tanque do intercooler (CAC)
A DuPont Performance Polymers, em colaboração com a Plásticos Maradei e Behr Brasil, desenvolveu um inovador tanque de plástico do intercooler, responsável pela refrigeração do ar quente gerado pelo turbo de compressão, para veículos pesados. O polímero escolhido foi o DuPont Zytel Plus, nylon de alto desempenho que possui excelente resistência à termoxidação em ar quente, resistência química e ótimas propriedades mecânicas em altas temperaturas.

FINALISTAS:
ABAL - Carroceria 100% em alumínio para transporte de carga seca
Arcelormittal Brasil - Desenvolvimento e produção do aço Usibor no Brasil
Artecola - Ecofibra Automotive, ideal para os objetivos da indústria
Dupont - Nylon de alto desempenho reduz peso e permite integração de componentes em tanque do intercooler
Teksid - De olho no inovar auto e eficiência energética, Teksid aposta na tecnologia do alumínio

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SOFTWARE: CNH Industrial - CNH tem a última palavra em agricultura de precisão
Os produtores rurais não estão atrás apenas de uma máquina robusta e eficiente, mas também de soluções embarcadas. Por isso, a CNH Industrial oferece serviços e soluções para transformar os negócios de seus clientes. Duas dessas ferramentas são o Advanced Farming Systems e o Precision Land Management, tecnologias que podem ser usadas além do cultivo de grãos, colaborando em praticamente todos os setores agrícolas. Ambas foram desenvolvidas para otimizar o tempo de trabalho, em janelas curtas e períodos críticos.

FINALISTAS:
CNH Industrial - CNH tem a última palavra em agricultura de precisão
Fiat - Fiat Live Store
MAN LA - Tecnologia da informação & software
Pirelli - Novo software reduz em 50% o tempo de abastecimento das lojas de pneus
Volkswagen - Fábrica digital.

Assista à cobertura especial do Prêmio REI 2014:



Tags: Prêmio REI, prêmio, Fiat, Automotive Business, Roberto Cortes, MAN Latin America, Paulo Butori, Sindipeças.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência