Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 10/06/2014 | 16h45

Abeifa: vendas de veículos importados caem 9,2% até maio

Em 5 meses, emplacamentos não passam de 40,2 mil unidades

REDAÇÃO AB

Seguindo a tendência de queda do mercado brasileiro, as vendas de veículos importados caíram 9,2% no acumulado do ano entre janeiro e maio na comparação com iguais meses do ano passado, com o emplacamento de 40.176 unidades, entre automóveis e comerciais leves, segundo informações divulgadas na terça-feira, 10, pela Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

No comparativo mensal, na passagem de abril para maio, houve retração de 6,8%, enquanto que sobre maio de 2013, a queda chegou a dois dígitos, de 23,4%.

“O mercado não reagiu como esperávamos e essa tendência não deverá mudar em junho, mês que certamente será impactado pelo feriado de Corpus Christi e pelos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo”, afirma em nota Marcel Visconde, presidente da entidade.

Segundo o executivo, a confiança do consumidor tem sido o principal termômetro. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 3,3% em maio na comparação com abril, atingindo o menor nível desde abril de 2009.

“A tendência de queda que o setor tem registrado demonstra que os consumidores estão menos confiantes e ponderando suas compras. Evitamos potencializar o pessimismo, mas não podemos desconsiderar fatos e dados concretos do desempenho da economia. As pesquisas e as análises estão totalmente compatíveis com a tendência de queda que temos registrado e esse é um sinal importante não apenas para as importadoras como também para a cadeia automotiva como um todo”, avalia.

A Abeifa sustenta a perspectiva de que haverá melhora das vendas após o torneio esportivo, que movimentará o país nos próximos 35 dias. A reação do mercado será apoiada por lançamentos já programados pelas associadas neste ano: “Temos, também, o incentivo do Salão do Automóvel, realizado no segundo semestre, o evento sempre movimenta o setor, pois além dos lançamentos as empresas preparam diversas ações de marketing”, enfatiza Visconde.



Tags: Abeifa, importados, vendas, emplacamentos, confiança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência