Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 06/06/2014 | 19h00

VW, Fiat e Ford vão turbinar seus 1.0 3C

Motores de três cilindros com turbo devem aparecer em 2015

PEDRO KUTNEY, AB

A partir do ano que vem devem surgir os primeiros motores três-cilindros 1.0 turbinados fabricados no Brasil. Volkswagen, Fiat e Ford já estão em fase avançada de desenvolvimento de fornecedores no País para lançar modelos 1.0 turboalimentados, segundo apurou Automotive Business. Não só os fabricantes das turbinas em si estão se preparando para atender as montadoras, a nova demanda também movimenta uma extensa cadeia de componentes até então não produzidos aqui, como coletores, ignição, injetores e outras peças especialmente desenhadas para atuar em motores equipados com turbocompressores.

O 1.0 turbo da Volkswagen será montado sobre o EA 211 de três-cilindros, com bloco e cabeçote de alumínio, lançado no ano passado no Fox Bluemotion e este ano no Up!. O início da produção está previsto para o segundo semestre de 2015. Turbinado, o EA 211 pode passar de 120 cavalos, praticamente a mesma potência do EA 211 1.6 aspirado de quatro cilindros, recentemente lançado pela VW no Gol Rallye e Saveiro Cross. O 1.0 turbinado tem a vantagem de ter imposto (IPI) menor, cerca da metade, do que o aplicado sobre o 1.6. Também é mais econômico e entrega o mesmo desempenho. Em contrapartida, a turbina e todos os demais itens necessários podem tornar o custo de produção mais caro.

Provavelmente, a Volkswagen vai colocar os modelos turboalimentados no topo da gama de preços. Nesse caso, seria difícil justificar esse tipo de motorização no Up!, que tem pegada mais popular e seria difícil vende-lo por valores acima dos cerca de R$ 35 mil pedidos pelas versões mais bem equipadas. A opção turbo, portanto, deverá competir mais com os carros 1.6 da marca.

A Fiat também prepara o seu motor 1.0 três-cilindros com opção turbo. Bloco e cabeçote também serão de alumínio, fornecido pela Teksid – fundição que pertence ao Grupo Fiat. Fornecedores esperam a novidade para o início de 2016, quando os fabricantes precisam começar a oferecer dados de consumo de seus carros para cumprimento das metas de eficiência energética prevista pelo Inovar-Auto em 2017. O fato é que a montadora tem de reduzir a média de consumo de seus veículos para atender esses objetivos.

Existem no portfólio da Fiat diversos modelos que poderão ser equipados com o novo tricilíndrico, como Uno, Palio e o popular que está em gestação para substituir o finado Mille. As versões 1.0 turbo, contudo, assim como no caso da Volkswagen, devem ficar restritas ao topo de gama e podem incluir o Punto.

A Ford, que está prestes a lançar o três-cilindros aspirado mais potente e econômico do mercado no novo Ka (leia aqui), deverá oferecer uma versão turbinada do motor. Aliás, ela já existe na Europa e China, é o 1.0 EcoBoost com até 130 cavalos. Por enquanto, o tricilíndrico brasileiro fabricado pela Ford em Camaçari (BA), com bloco de ferro-grafite fornecido pela Tupy, não tem nem o Eco (injeção direta de combustível) nem o Boost (o turbocompressor). Mas quando tiver poderá ser usado em toda a família New Fiesta e EcoSport, que já contam com esta opção nos mercados europeus e chinês.

Especula-se que o EcoSport pode inaugurar o 1.0 EcoBoost no Brasil, pois a Ford já prepara a reestilização de seu SUV compacto para o fim de 2015, três anos após o lançamento do modelo globalizado, desenvolvido em seu centro brasileiro de engenharia.



Tags: Volkswagen, VW, Ford, Fiat, motor, powertrain, turbo, turbocompressor.

Comentários

  • Ronaldo Gomes Ribas

    Os modernos motores 1.0-12V 3C, DI com 200 bar de pressão, turbocompressor de geometria variável, com elevadas taxas de compressão, terão problemas para rodar com o nosso combustível "gororoba", com gasolina S-800, misturas com até 27,5% de etanol hidratado ou com o etanol com até 15% de água "batismos".

  • Cézar Caldas

    Realmente Ronaldo, os engenheiros vão ter este desafio pela frente...

  • Daniel Candido

    O Governo agora precisa atentar, para política dos combustíveis, PUROS, e isentos de misturas, em conjunto da desoneração fiscal em todas as fases do processo, desde extração a venda na bomba do posto.

  • Emerson

    Engano de vcs, podemos esperar maiores torques e potências nesses motores com o uso de etanol e E25 Premium, maiores avanços de ignição e compressão podem ser usados sem perigo de detonação devido ao maior Indice de Octanagem. (etanol IO 100 gasolina C 87, gasolina C podium 95, Gasolina A 79).

  • RUSSI

    acho q o governo tem q sair do mercado e deixar o combustivel menos onerado de taxas e impostos, o alcool por exemplo não é petroleo e não pode ser taxado como petroleo, os fabricantes de alcool tinha q vender o alcool direto nos postos p/ baixar os preços recolhem os impostos e pronto, veja o alcool em dezembro nas usinas tava em media 1,10 o litro só q nas bombas do brasil tava 1,90 a 2,20 é muita diferença de preços muito alta já as montadoras tem por obrigação fabricar o motor 2 ou 3 cilindos tri combustiveis, gasolina/alcóol/elétrico a Fiat já tem este motor na europa pq não lança por aqui??? será q o governo não deixa pq vai diminuir o consumo de gazolina????

  • Douglas Gois

    Motor de 3 cilindros pra puxar uma carreta ( ecosport ) 1.0 turbo ? esse motor tem vida util de até 20 mil depois vai pro lixo ..

  • LORIVAL DOS SANTOS

    Para amenizar o alto custo dos combustíveis, está mais que na hora das montadoras oferecerem carros mais econômicos. A versão 1.0 3 cc 12 v TURBO, será aguardada com muita expectativa.

  • joao bosco

    bom dia a todos, engano do nosso amigo, motor de 3 cilindro é uma realidade no mundo todo, imagina hb 20 1,5 equivale um 2.0 de 2 cilindros, então uma yamaha 850, são 3 cilindros de quase 300 cc cada quase uma moto 1200, então fora a taxa de compressão mais elevada, lubrificante mais finos, então penso qualquer marca que seja, o dono chato que faz durar o equipamento, os relaxados que me desculpem, procure no youtube e no google assuntos relevantes. grato.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência