Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 04/06/2014 | 16h16

AEA reconhece trabalhos com foco em meio ambiente

8ª edição do prêmio também teve entrega do Selo Conpet de Eficiência Energética

REDAÇÃO AB

A Associação de Engenharia Automotiva – AEA – aproveitou seu aniversário de 30 anos de fundação para realizar a 8ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente, na noite de segunda-feira, 2, em São Paulo. A iniciativa destacou os melhores trabalhos em seis categorias: Acadêmica, Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Tecnologias Diesel e Tecnologias Otto. Os 61 trabalhos inscritos foram avaliados por uma banca de jurados liderada pelo diretor de eventos da AEA, Alfredo Castelli.

Para cada categoria a entidade premiou o melhor trabalho e entregou duas menções honrosas:

Acadêmica:
Vencedor: “Redução da emissão de amônia em motociclos com uso de um catalisador SCR”, de Luiz Carlos Daemme, do Instituto Lactec;
Menções honrosas: “Morfologia de recobrimentos CrN/NbN nanoestruturados depositados por PVD”, de André Paulo Tschiptschin, Juliano Avelar Araujo, Nelson Batista de Lima e Roberto Martins de Souza, do IPEN- Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e da Mahle Metal Leve, e “Proposta de assentamento e habitação para as etnias Kaingang e Guarani no Rio Grande do Sul”, de Vanessa Maria Andreola, da Universidade Federal de Santa Maria.

Responsabilidade Social:
Vencedor: “10 anos do programa árvore da vida: perspectivas e resultados”, de Ellen Cristina do Carmo Dias e Luciana Costa, Fiat Automóveis;
Menções honrosas: “Melhorias implantadas no centro de reciclagem da Vila Paulicéia - São Bernardo do Campo-SP”, de Cristiane Paes de Oliveira Ferreira, Fernanda Duran Brito, Julia Lima do Amaral e Juliana Lopes dos Santos, da Mercedes-Benz, e “Contadores de história: Educação e cultura na saúde”, realizado por Graziela Tamayosi, Luana Goncalves Mendes da Costa, Valdir Cimino, da Mahle Metal Leve Associação Viva e Deixe Viver.

Responsabilidade Ambiental:
Vencedor: “Think Blue Factory”, de Márcio Rogério de Araújo, da Volkswagen;
Menções honrosas: “Programa Maxion Wheels de sustentabilidade”, de Marcelo Rodrigues Dias Carneiro, da Iochpe-Maxion - Divisão Maxion Wheels – Fumagalli, e “Eficiência energética: Um dos caminhos escolhidos pela Volvo para construir um novo futuro”, de Alice Maurer Mendes Woicik, Anaelse Oliveira, Carolina Ramos Bedran, Fábio Tokuue, Milena Miziara e Paulo Leyser, do Grupo Volvo América Latina.

Tecnologias Diesel:
Vencedor: “CNG fuel leakage detection as emissions prevention”, de Frederico Tischer e Rafael Augusto Amend da Cruz, da Robert Bosch;
Menções honrosas: “Desempenho e emissões de um motor diesel operando com baixas vazões de hidrogênio” de Luiz Augusto de Noronha Mendes, da FPT Industrial, e “Contribuição do catalisador de redução seletiva (SCR) na redução dos níveis de NOX”, de Adriano Adilson Antunes, Alexsandro Gargalis Nogueira e Gustavo Castagna, da Robert Bosch.

Tecnologias Otto:
Vencedor: “Low friction components for reduced fuel consumption on flex fuel engines”, de Eduardo Tomanik, João Rafael Dezotti Neto e Luiz Otavio Moretti Gomes, do Centro Tecnológico Mahle Metal;
Menções honrosas: “Desenvolvimento de um motor ‘heavy duty’ a etanol e seus benefícios para o meio ambiente”, de Eugênio P. D. Coelho, Marcelo Machado, Roberto Freitas Britto Júnior e Thaisa Tomita, da VSE - Vale Soluções em Energia, e “Caminhão de Bebidas 100% GNV - Mais Ecológico e Mais Econômico” de Daniel José Ribeiro, Gian Gomes Marques, Lian Iziquierdo e Rodrigo de Oliveira Chaves, da MAN Latin America.

Jornalística:
Vencedor: “Somente o necessário”, de Julio Cezar Coutinho Cabral, da Revista Autoesporte;
Menções honrosas: “O carro mais econômico do Brasil e os créditos de carbono”, de Diego Ortiz, do Jornal do Carro, e “Inovar-Álcool”, de Gustavo Henrique Ruffo, da Revista Quatro Rodas.

CERTIFICADO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Durante o prêmio da AEA também foi realizada a entrega do Certificado Selo Conpet de Eficiência Energética Veicular para 14 empresas fabricantes de automóveis, que se destacaram como os melhores avaliados quanto ao consumo de combustível comparados a modelos semelhantes e a todos os demais modelos participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro.

Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Kia, Lexus, Nissan, Peugeot, Renault, Smart, Subaru, Toyota e Volkswagen foram as empresas que receberam o certificado do selo, que é concedido pelo Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), vinculado ao Ministério de Minas e Energia e executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras. Para mais detalhes sobre os veículos que receberam o selo em tabela completa clique aqui.

Modelos que receberam o Selo Conpet:

Citroën C3 e Ds3
Fiat Novo Uno, Palio e Fiorino
Ford New Fiesta hatch e sedã, Focus hatch e Fusion
Honda Fit, novo Fit e Civic
Hyundai HB20
Kia Cerato
Lexus CT200h
Nissan March, New March, Versa, Altima, novo Sentra
Peugeot 208
Renault Clio, Sandero, Novo Logan, Fluence
Smart Fortwo
Subaru Forester
Toyota Etios hatch e sedã, Corolla, Corolla novo e Prius
Volkswagen Fox, Up!, Gol, Voyage, Novo Golf e Saveiro.



Tags: AEA, engenharia automotiva, meio ambiente, prêmio, Selo Conpet, eficiência energética.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência