Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 04/06/2014 | 11h10

China: potencial para duplicar as vendas de veículos

País trabalha para aumentar a competitividade das marcas locais

GIOVANNA RIATO, AB | De Jiuzhai, China

Como se a marca de mais de 20 milhões de veículos vendidos por ano não fosse impressionante o suficiente, a China, maior mercado automotivo do mundo, tem potencial para duplicar o volume anual de emplacamentos. A opinião é de Dong Yang, representante da associação dos fabricantes de veículos do país, entidade equivalente à brasileira Anfavea. O especialista fez apresentação durante a 3ª Convenção de Distribuidores Lifan na quarta-feira, 4.

Yang não deu um prazo para que o crescimento aconteça, mas, se a estimativa dele estiver correta, as vendas de veículos na China passariam da espantosa marca de 40 milhões de unidades. Para o executivo, apesar da forte expansão dos últimos anos, o país ainda tem demanda reprimida. “Temos 200 carros para cada mil pessoas. É uma proporção baixa.”

Segundo ele, grande parcela da população chinesa ainda usa motocicletas como meio de transporte individual. Yang acredita que haverá uma substituição dos modelos duas rodas por automóveis nos próximos anos.

O dirigente enfatizou a necessidade de a indústria chinesa – principalmente as montadoras nacionais, como a Lifan - aproveitar o grande potencial não apenas para explorar o mercado, mas para avançar tecnologicamente. “Precisamos nos transformar em inovadores. As marcas domésticas respondem hoje por cerca de metade das vendas. A competição é desigual e precisamos melhorar para que estas companhias cresçam”, avalia.

Yang reconheceu que até agora as marcas domésticas falharam na redução da emissão de poluentes, mas enfatizou que é o momento de mudar isso. Ele recomenda que as empresas fortaleçam investimentos em pesquisa e desenvolvimento e se internacionalizem. Dessa forma será possível garantir a competitividade diante de montadoras já globalizadas.



Tags: China, mercado, vendas, inovação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência