Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 02/06/2014 | 13h00

AHK abre inscrições para II Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação

Propostas de empresas brasileiras e alemãs são aceitas até 22 de agosto

REDAÇÃO AB

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), entidade de fomento das relações econômicas entre os dois países, recebe até 22 de agosto inscrições de empresas brasileiras e alemãs para II Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação.

Projetos participantes serão avaliados pelo seu grau de inovação e por aspectos como ineditismo, impacto na empresa, na sociedade e no meio ambiente, assim como potencial para patente, entre outros. Inscreva sua empresa por aqui.

Sofhia Harbs, diretora do departamento de inovação e tecnologia da AHK-SP, diz que “o prêmio objetiva aumentar a visibilidade de projetos inovadores desenvolvidos no Brasil, colaborando para o aumento da competitividade da indústria brasileira e fomentando, também, um maior intercâmbio entre os dois países.”

As três empresas melhores colocadas no prêmio terão direito a uma avaliação pela Porsche Consulting, envolvendo diagnóstico e consultoria. A grande vencedora terá o direito de indicar um representante para uma viagem internacional à Alemanha, para participação em feira internacional (a ser definida pela AHK-SP de acordo com sua área de atuação).

A VISÃO DE EXECUTIVOS

“Sabemos que 81% dos novos empreendedores no Brasil iniciam seus negócios por terem uma ideia inovadora e acreditarem que podem ocupar um lugar no mercado. Falta o desenvolvimento de um mecanismo que torne a inovação um ato contínuo e não fique restrita a essa primeira ideia”, comenta Paulo Ricardo Stark, CEO da Siemens e vice-presidente da AHK para o tema Inovação.

Outro ponto considerado de muita importância para que o Brasil avance nessa questão é a redução da burocracia e da carga tributária. “Existem empresas aguardando o reconhecimento de sua patente por 13 anos. Isso desmotiva bastante. A cooperação tecnológica faz com que a inovação avance muito, mas por conta da burocracia e da tributação que enfrentamos no Brasil acabamos perdendo muitas oportunidades e isso gera também uma perda de competitividade”, explica Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul.

Leonardo Freitas, sócio-fundador e diretor comercial da I Systems Automação Industrial, terceira colocada na primeira edição do prêmio da AHK, diz que a vitória na premiação impactou em seus negócios. “Tivemos um aumento de visibilidade, credibilidade, facilitação da comunicação com áreas de inovação de grandes indústrias, além de ter reforçado o relacionamento com parceiros”, enumera.



Tags: Inovação, Câmara Brasil-Alemanha, prêmio, Alemanha.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência