Depois de pagar multa de US$ 1,2 bilhão ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos por ter enganado consumidores em campanha de recall no país (leia aqui), a Toyota enfrenta uma fase - que parece ininterrupta - de reparos globais. Em pouco mais de um mês, três recalls foram anunciados.
O primeiro, noticiado em abril, envolveu 6,39 milhões de veículos, alguns deles no Brasil (leia aqui). O segundo, anunciado na última quinta-feira, 22, foi para conserto de 466 mil automóveis e minivans, a maioria nos Estados Unidos (leia aqui). Enquanto o terceiro, comunicado pela Toyota na sexta-feira, 23, será realizado para reparo de aproximadamente 50,2 mil SUV Highlander, a maioria em circulação nos Estados Unidos, por possível defeito no software do airbag.
Segundo informações do site Automotive News, a montadora japonesa está convocando unidades do Highlander a gasolina e do Highlander híbrido, ano-modelo 2014, para atualizar o software do sistema do airbag.
Um porta-voz da Toyota relatou que o software desses veículos, uma vez defeituoso, pode identificar todos os passageiros, independentemente do tamanho de cada um, como ocupantes pequenos. Passageiros maiores, portanto, podem não ter a proteção necessária durante uma colisão do automóvel.
A Toyota diz que não houve ainda nenhum relato de acidentes e que vai atualizar o software de airbag dos veículos envolvidos, mas não revelou prazos.
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