Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 07/05/2014 | 16h48

Ford chega ao milionésimo Sigma em Taubaté

Família de motores equipa carros nacionais e também é exportada

REDAÇÃO AB

A Ford de Taubaté (SP) já produziu 1 milhão de motores da família Sigma, formada por versões 1.5 e 1.6, com opções flex e a gasolina. Eles equipam os modelos New Fiesta, Ecosport e Focus na América do Sul e também são exportados para o New Fiesta produzido no México e para o Focus montado na Alemanha e na Rússia.

Dos 20 veículos avaliados pelo Inmetro/Conpet equipados com motores Sigma, 14 atingem o padrão A e seis o B em eficiência energética. A linha de motores Sigma em Taubaté começou a operar em 2009, como resultado de R$ 600 milhões de investimentos da montadora. Em cerca de três anos a unidade chegou a 500 mil unidades.

Na linha de Taubaté, a usinagem do bloco e do cabeçote é feita por processos atuais, com um sistema de rastreabilidade capaz de detectar falhas em qualquer componente. Toda a produção é verificada pelo “Cold Test”, um teste de funcionamento a frio.

Os centros de usinagem podem fazer várias operações de modo sequencial e simultâneo. Na linha de montagem, todas as peças são previamente separadas e seguem com o bloco do motor em caixas, o que dá agilidade ao processo.

Segundo a Ford, a família Sigma é produzida hoje em cinco fábricas e quatro países, com plataforma global: Bridgend, no País de Gales; Chennai, na Índia; Changan e Chongqing, na China; e Taubaté, no Brasil.



Tags: Ford, Sigma, Taubaté, 1.5, 1.6, New Fiesta, Ecosport, Focus, Bridgend, País de Gales, Chennai, Índia, Changan, Chongqing.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência