Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 05/05/2014 | 16h45

Brasil perde o posto de quarto maior para Índia

China, EUA e Japão seguem como os três maiores em ano que deve ter recorde

REDAÇÃO AB

O mercado automotivo mundial avançou 4,5% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, segundo relatório da consultoria Focus2move. Março foi o 30º mês de crescimento nas vendas, com 21,6 milhões de veículos leves emplacados, quase 1 milhão a mais do que o anotado em março de 2013. Pelo ritmo, a consultoria aposta que 2014 será de recorde.

O Brasil, que aparecia como o quarto maior no ranking mundial, teve queda de 1,8% nos emplacamentos do trimestre (14,8% somente em março), para cerca de 775 mil unidades, e perdeu o posto para a Índia, que conseguiu vender mais: 796 mil automóveis e comerciais leves no período. Mas as perspectivas são de queda para Índia até o fim deste ano, o que poderá contribuir para a retomada do Brasil à 4ª colocação.

China, Estados Unidos e Japão se mantiveram, nesta sequência, como os três maiores mercados mundiais. O chinês avançou sozinho 6,9% em março e 8,5% no trimestre. Enquanto o mercado americano teve alta de 1,5% no trimestre e deverá avançar 5% no ano. Impactado por expectativas de aumento de impostos em abril, quando inicia seu ano fiscal, o mercado japonês viu suas vendas aumentarem 22,4% de janeiro a março, mas poderá ter quedas daqui em diante.

Depois de 19 meses de crescimento, o Reino Unido se firmou como o sexto maior mercado de veículos e, pela primeira vez, ultrapassou Alemanha e Rússia. As vendas do Reino Unido ultrapassaram 768 mil unidades no primeiro trimestre deste ano.

Em sétimo lugar, a Alemanha avançou 5%, para 756 mil veículos no trimestre. Ficou com uma grande vantagem sobre a Rússia, em 8º lugar, com 602 mil carros emplacados nos três primeiros meses, em queda de 2,3% sobre 2013.

Os licenciamentos da França cresceram 5% em março, o que manteve o país como o nono maior mercado mundial. Na sequência, na 10º posição, aparece a Itália, com 404,2 mil veículos emplacados de janeiro a março. A Argentina, que teve retração de 35,2% nas vendas trimestrais, aparece na 18º colocação do ranking.

Confira o ranking da Focus2move com os 10 maiores mercados de veículos leves:

Ranking



Tags: Brasil, vendas, mercado, veículo, Focus2move, consultoria, Índia, Brasil, China, Japão, Estados Unidos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência