Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 29/04/2014 | 13h30

ZEN e Bosch trabalham em motor de partida mais leve

Fabricantes de autopeças desenvolvem juntas o novo item

REDAÇÃO AB

A fabricante de autopeças ZEN foi escolhida pela Bosch como parceira para o desenvolvimento de um novo motor de partida com número de componentes, tamanho e peso reduzidos. “Para nós foi muito importante participar desse lançamento mundial, com plataforma brasileira”, ressalta o gerente de engenharia de produto e processos da Zen, Geraldo Coelho Neto.

A fabricante de motores de partida investirá até 2015 R$ 36 milhões em seu laboratório de pesquisa e desenvolvimento e para projetos avançados. Os recursos foram obtidos em 2013 (veja aqui) pela Financiadora de Recursos e Projetos (Finep).

Segundo Coelho Neto, os novos produtos desenvolvidos pela área de projetos da ZEN (caso da polia de alternadores OAD, Overrunning Alternator Decoupler) proporcionam benefícios como redução de vibração do motor, da marcha lenta, da tensão na correia de acessórios do veículo, resultando na diminuição do consumo de combustível.

“A inovação é estratégica (...) Investimos 5% do nosso faturamento em P&D para criação de produtos”, diz Coelho Neto.



Tags: Bosch, ZEN, Geraldo Coelho Neto, motor de partida, polia de alternadores.

Comentários

  • Reinato Pereira Carneiro

    Para quem sabe o que é o motor de partida de um automóvel, entende que é praticamente o sistema que gera a maior quantidade de corrente elétrica durante o seu funcionamento; isto o torna um equipamento robusto, onde deve se ter uma atenção especial em sua manutenção. É justamente pelo fato de se utilizá-lo somente para o início do funcionamento do motor, que sua manutenção fica praticamente esquecida. Quando isto é de fato necessário, o preço fica altíssimo, inclusive pelas suas características, pesado, sujo (pelo fato de estar inserido num local complicado), manutenção demorada e que não se pode esquecer de que, sem o motor de partida, o automóvel fica à deriva. Grato.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência