Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 28/04/2014 | 19h21

PDV já teve adesão de 700 na Mercedes-Benz de São Bernardo

Montadora quer reduzir 2 mil postos na fábrica e operar em um turno

LEANDRO ALVES, PARA AB

Uma mudança importante vem ocorrendo nas linhas de produção da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP). A “reforma” vai trazer mais eficiência para uma das unidades mais tradicionais da indústria automotiva nacional e passa pela adoção de novas tecnologias e processos produtivos, mas também pela redução de pessoal.

O objetivo de Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, é que essa fábrica passe a trabalhar em apenas um turno. Por isso, o programa de demissão voluntária tem como meta a redução de até 2 mil pessoas. “Até agora, 700 trabalhadores já aderiram ao PDV.”

Schiemer enfatiza que o Programa de Demissões Voluntárias não foi aberto como resposta às oscilações e incertezas do mercado. “Já estava previsto um programa de redução da mão de obra antes desse cenário que encontramos hoje no mercado de caminhões. Gostaria de deixar claro que é um programa para aumentar a eficiência de São Bernardo. Não tem nenhuma relação com a operação em Juiz de Fora (MG).”

O PDV estará aberto até 12 de maio, quando Schiemer espera atingir a meta de desligar 2 mil funcionários, número exato para que a produção seja feita em um turno. “Não sei se vamos atingir o número estipulado.” Em São Bernardo atuam 12 mil empregados, distribuídos entre chão de fábrica e administrativo.

A fábrica de São Bernardo está trabalhando atualmente quatro dias por semana, para adequar a produção à demanda atual do mercado interno. “Em junho voltaremos a cinco dias de trabalho, mas já em um turno de produção.”



Tags: Mercedes-Benz, São Bernardo do Campo, caminhões, PDV, São Bernardo do Campo, Juiz de Fora.

Comentários

  • Mario Marcelo

    Parece-me que a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo/SP, é uma das mais improdutivas do grupo,portanto é necessário mudanças de rota agora ,para não amargar desastre pior lá na frente.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência