Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VW Up recebe 2 portas e câmbio i-Motion
Carroceria de duas portas tem 60 kg a menos e preço R$ 2 mil mais em conta

Lançamentos | 24/04/2014 | 21h00

VW Up recebe 2 portas e câmbio i-Motion

Novidades chegam com preços iniciais de R$ 26.900 e R$ 30.990

MÁRIO CURCIO, AB | Do Guarujá (SP)

A Volkswagen guardou para este mês duas opções importantes do pequeno Up!. As concessionárias começam a receber a carroceria de duas portas, disponível a partir de R$ 26,9 mil, e também o câmbio automatizado i-Motion, que parte de R$ 30.990. “Ainda é cedo para dizer, mas penso que os carros de duas portas terão entre 10% e 30% do total”, estima o diretor de vendas e marketing, Axel Schroeder.

Segundo o executivo, o Up! com duas portas deve ser procurado por jovens solteiros, casais sem filhos ou com estes já maduros e independentes. “Os prestadores de serviços a companhias telefônicas, por exemplo, também devem procurar essa carroceria”, diz.

Diante da insistência de jornalistas sobre o provável mix de vendas, agora com as novas opções de carroceria e transmissão, Schroeder disse: “O Up! substituiu o Gol G4, mas é um carro muito diferente, com concepção mais moderna, e por isso ainda não conhecemos bem seus consumidores.”

Para compensar a falta das portas de acesso ao banco traseiro, a VW equipou o novo modelo com o sistema Easy Entry, que bascula o encosto e faz o assento deslizar à frente. O banco do motorista tem uma memória mecânica para que o assento retorne à mesma posição anterior. Outra comodidade é que o sistema tem alavancas de acionamento dos dois lados dos bancos dianteiros.

Volkswagen
Sistema Easy Entry compensa em parte a falta das portas traseiras porque desloca ao mesmo tempo o encosto e o assento para a frente, facilitando o acesso dos passageiros.

A nova carroceria é 60 quilos mais leve, mas tem o mesmo comprimento (3,6 metros) e distância entre eixos (2,42 m) do quatro portas. Também conserva os 285 litros no porta-malas, que, aliás, repete o volume declarado para o Gol.

O motor é o mesmo 1.0 que equipa desde o ano passado o Fox BlueMotion (leia aqui) e também os Up! quatro portas. Chamado EA 211 R3, ele tem três cilindros, duplo comando, sendo o de admissão variável, 12 válvulas e produz até 82 cv quando abastecido com etanol. A injeção de combustível FlexStart, da Bosch, dispensa o tanquinho de gasolina para partida a frio.

Esse motor também está associado ao novo câmbio i-Motion. “É o primeiro 1.0 nacional com transmissão automatizada”, recorda o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. Embora use o mesmo nome do opcional das linhas Fox, Gol, Polo e Voyage, essa transmissão não utiliza o sistema Free Choice da Magneti Marelli. “Ela vem da Alemanha. Tem central eletrônica (TCU) Porsche com desenvolvimento feito pela ZF”, afirma o engenheiro e gerente executivo da VW, José Loureiro.

Volkswagen
Up! duas portas na versão Take Up! tem acabamento simples e parte de R$ 26,9 mil. Câmbio automatizado i-Motion é importado e conta com tecnologias ZF e Porsche.

O novo câmbio recebeu adequações para o Up! brasileiro, mas é basicamente o mesmo que já equipa o carro na Europa. Tem cinco marchas e permite utilização em modo automático ou manual e facilita a vida no trânsito pesado. “Todos os seus atuadores são elétricos, o que resultou em redução de peso, funcionamento preciso e economia de combustível. Essa caixa pesa cerca de 30 quilos apenas”, diz o gerente de powertrain, Roger Guilherme, segurando-a na altura do peito sem grande esforço.

“Para fazer as trocas, sua TCU recebe várias informações, como a posição do acelerador, velocidade, rotação do motor, torque, acionamento eventual do freio e modo selecionado (manual ou automático)”, recorda Guilherme.

COMO ANDAM OS NOVOS UP!

Automotive Business dirigiu os novos Up! por cerca de 120 quilômetros, a maioria em estrada. Foram duas versões testadas, uma com duas e outra com quatro portas, sempre automatizadas. Como toda novidade, requer um tempo de adaptação, mas a impressão geral é boa e aponta o Up i-Motion como boa opção para enfrentar o trânsito pesado.

Em algumas situações, como o início de uma subida longa, a reação demora um pouco mais que o desejado no modo automático, mas basta um toque na alavanca para reduzir ou avançar para a próxima marcha.

O que se nota é que a programação do i-Motion privilegiou a economia de combustível. Assim, às vezes ela promove o engate de marchas mais altas (de 3ª para 4ª ou 4ª para 5ª, por exemplo) mais cedo do que o motorista faria no modo manual.

Da mesma forma, a “decisão eletrônica” de reduzir marchas surge um pouco mais tarde do que pede a reação de quem dirige com câmbio convencional. Os números da Volkswagen mostram equilíbrio de desempenho e consumo no confronto entre o carro manual e o automatizado.

Segundo a VW, o Up! i-Motion faz 9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol. A versão manual consome menos que a automatizada em uso urbano (9,1 km/l) e mais na estrada (9,9 km/l). O i-Motion é o melhor em velocidade máxima: 168 km/h (ante 165 km/h do manual). Porém, fica para trás na aceleração de zero a 100 km/h, feita em 12,8 segundos (contra 12,4 s do Up! manual).

Volkswagen
Versões de duas e quarto portas do Up! têm porta-malas de 285 litros, mesma capacidade declarada pela VW para o Gol.

VALORES DAS NOVAS VERSÕES

A carroceria de duas portas é disponível em duas versões, Take Up! (R$ 26,9 mil) e Move Up! (R$ 28,3 mil). O câmbio automatizado i-Motion é possível nas versões Move Up! (R$ 30.990 o duas portas e R$ 32.990 o quatro portas), High Up! (R$ 37.760) e nos topos de linha Black Up!, Red Up! e White Up! (R$ 42.160). Os valores são sugeridos pela fabricante e não incluem frete nem opcionais.



Tags: VW, Up!, i-Motion, Take Up!, Move Up!, High Up!, Black Up, White Up!, Red Up!, Thomas Schmall, Axel Schroeder, José Loureiro, Roger Guilherme.

Comentários

  • André

    Está correto esse texto ? "Segundo a VW, o Up! i-Motion faz 9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol" , 10 km/l na estrada ? , o meu stilo 1.8 é mais econômico.

  • Mário Curcio

    André, as medições apresentadas pela VW estão em conformidade com a Portaria 10 do Inmetro, de 11/1/2012. Pelo mesmo critério, usando câmbio manual e abastecendo com gasolina o Up! faz 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Usando câmbio i-Motion e gasolina, o consumo em cidade é de 13 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada. Um abraço e obrigado pela participação.

  • Angelo

    Adquiri um modelo UP High manual completíssimo, roda 15', AR, DH, VT, couro, etc. Esse carro é muito bom, recomendo. Dos carros 1.0 acredito que seja o melhor, não porque eu adquiri, mas já andei em todos 1.0 antes da compra e o UP tem o melhor rendimento. Excelente 1.0

  • Gian

    Esse consumo não é extraordinário !!!! ...consigo aproximar muito dele com meu Astra 2.0 2008 (11/12Km/l - Gasolina). O pior mesmo é o preço !!!! ... Afinal, quanto o Angelo deve ter pago por esse Up completíssimo ?!!?!? R$ 45 mil ??? ... existem ótimas opções por esse mesmo preço e , por mim, não gastaria esse dinheiro nesse "carrinho" !!!! ...

  • marcelo

    Cara, o que achei interessante no up é poder tirar o que vc não quer/não precisa. Você pode montar o carro do jeito que você quiser. Tomara que não seja só no papel. Nos próximos dias, procurarei um "completo" (pra mim): duas portas, ar, direção, som e... cambio automatizado. preço? 35/36 mil. Alarme? chave canivete? retrovisores elétricos? roda de liga leve? GPS? Banco de couro? humpf... dispenso. 9 mil a menos do que o completaço, e tem tudo que interessa.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência